quinta-feira, 4 de outubro de 2018

UMA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS (cap. 5:2b)


UMA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS (cap. 5:2b)

Paulo passa para outro resultado da justificação: “Nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Como mencionado anteriormente, isso tem a ver com a futura glorificação do crente. Sendo justificados pela fé, os Cristãos têm uma “esperança” de serem glorificados como Cristo (cap. 8:30). Quando isso acontecer, seremos aperfeiçoados – espírito, alma e corpo. A natureza caída pecaminosa será erradicada de nossos seres e seremos transformados fisicamente para sermos como Cristo (Fp 3:21). Isso acontecerá a todos os Cristãos, quer saibam muito sobre seu futuro glorioso ou não. Paulo não está falando sobre se crentes estão vivendo no gozo e antecipação deste glorioso futuro, mas simplesmente de que temos um futuro glorioso.
“Esperança”, no sentido em que é usada nas Escrituras, é uma certeza postergada. É expectativa com certeza. No uso moderno da palavra, uma pessoa fala de esperança como algo que gostaria de ver acontecer, mas não tem garantia de que acontecerá. Não é assim que as Escrituras usam a palavra; nas Escrituras, a esperança é sempre uma coisa de convicção. “A esperança da glória de Deus” de que Paulo está falando aqui é algo que definitivamente acontecerá – nós simplesmente não sabemos quando.
A glorificação é maravilhosa culminação da obra de Deus em nós e conosco. Antes que a graça nos alcançasse, éramos pecadores “destituídos... da glória de Deus” (Rm 3:23). Agora, sendo justificados pela Sua graça, temos a esperança de sermos glorificados como Cristo. É uma certeza protelada, vista como uma coisa completada no propósito e conselho de Deus: “aos que justificou a estes também glorificou” (Rm 8:30). A glorificação ocorrerá no arrebatamento: “aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o Qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da Sua glória [conforme o Seu corpo de glória – JND](Rm 8:17; Fp 3:21). Apocalipse 21:11 vê a Igreja no final (durante o milênio) reinando com Cristo, “tendo a glória de Deus” (ATB). Hoje, temos esse final glorioso como uma esperança. Quando cremos no evangelho e recebemos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, somos postos na esperança de nossa glorificação final. Paulo se refere a isso mais tarde na epístola, afirmando que “em esperança somos salvos” (Rm 8:24). Nossa glorificação é “parte integrante” da nossa salvação, sendo a fase final dela (Rm 13:11).
Vemos disso que nosso futuro é brilhante e seguro. Em vista dessa perspectiva maravilhosa, é apropriado que os crentes se “exultem [se gloriem].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...