terça-feira, 23 de outubro de 2018

A SOBERANIA DE DEUS Eleição passada de Israel Capítulo 9


A SOBERANIA DE DEUS
Eleição passada de Israel
Capítulo 9
O amor genuíno de Paulo por Israel e religião deles, ordenada por Deus, o judaísmo

Cap. 9:1-3 – Como mencionado, os judeus entenderam mal a mensagem de Paulo no evangelho. Eles o viam como um traidor e imaginavam que ele sentia ódio por Israel, desrespeitando sua religião, o judaísmo, ordenada por Deus. Eles pensavam que ele estava ensinando que eles deveriam “apartarem-se de Moisés”, o que para eles era uma “apostasia” (At 21:21).
Para corrigir esse equívoco, Paulo começa afirmando seu grande amor por sua nação e seu apreço pelos privilégios que eram deles no judaísmo. Seu amor por eles era tal que ele teve grande pesar e tristeza por causa de sua incredulidade e rejeição do Senhor Jesus Cristo, seu Messias. Chegou a ponto de dizer que “desejara” que ele próprio fosse “separado de Cristo” se isso significasse que seus compatriotas seriam salvos! Esta é uma declaração surpreendente, comparada apenas ao próprio Moisés (Êx 32:31-32). Esta foi uma prova clara de que os judeus tinham ideias equivocadas sobre Paulo; ele realmente os amava e respeitava o judaísmo.
Cap. 9:4-5 – Para provar que ele não tinha intenção de menosprezar os privilégios de Israel, Paulo lista oito coisas que fizeram de Israel a nação mais favorecida da Terra (Dt 4:7).
  • “A Adoção” – A nação havia sido colocada em um lugar favorecido com Deus (Êx 4:22; Dt 7:6-8).
  • “A Glória” – A glória Shekinah, que foi visivelmente o sinal do favor de Deus sobre eles (Êx 13:21-22; 2 Cr 5:14).
  • “Aliança” – feita com os pais em nome da nação (Gn 15:18-21, 17:7, etc.).
  • “A Lei” – Os cinco livros de Moisés foram dados a eles. (Êx. 20)
  • “O ministério de Deus” – A ordem divina Levitical de sacrifícios instituída por Deus, pela qual se aproximavam de Deus em adoração e louvor, lhes pertencia (Lv 1-7).
  • “As Promessas” – Um futuro brilhante no reino milenar foi lhes assegurado (Is 30:23-26, 32:1-20, 35:1-10, etc.).
  • “Os Pais” – Uma grande herança de ancestrais espirituais.
  • “O Messias” – Eles foram favorecidos por Deus pelo Salvador e futuro Governante do mundo ter emergido da nação deles (Is 9:6-7). 

Acrescentando seu “Amém” a esta lista de coisas, Paulo estava indicando que apreciava muito essas vantagens e privilégios que haviam sido dados a Israel, e os aprovava. Ele valorizava essas coisas tanto quanto qualquer judeu e não as diminuía em sua pregação e ensino, como os judeus erroneamente pensavam. De fato, ele poderia argumentar que não foi ele quem desrespeitou o judaísmo e a esperança de Israel, mas sim eles o fizeram! Pois o maior desses favores prometidos a Israel era que o Messias viria ao mundo por meio daquela nação (Mt 1). Foi em torno d’Ele que todos os privilégios do judaísmo se centraram, e por meio de quem as promessas seriam cumpridas. Mas quando Ele veio, eles O rejeitaram! Eles “tropeçaram na pedra de tropeço” (cap. 9:32; Jo 1:11), e seu tropeço atrapalhou o cumprimento de sua “esperança” nacional (At 26:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...