domingo, 7 de outubro de 2018

Saber o Significado do Nosso Batismo


Saber o Significado do Nosso Batismo

Cap. 6:3 – O fato de Paulo nos dizer que precisamos saber certas coisas relacionadas à nossa libertação mostra que o conhecimento tem um lugar nisso. Há três coisas em particular que precisamos “saber”. Primeiramente, todo crente precisa saber o significado do seu batismo. Paulo pergunta: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em [para – JND] Jesus Cristo fomos batizados na [para – JND] Sua morte?”. Ele apela para a ordenança do batismo porque ela significa a identificação do Cristão com a morte e sepultamento de Cristo. Paulo não está falando aqui da forma ou modo de nosso batismo. Ele está falando de seu significado. Ele está dizendo: “Você professou, pelo ato de ser batizado, que você morreu com Cristo. E, visto que a morte de Cristo O separou do pecado, então você também está separado do pecado! Continuar nesse estado, portanto, seria uma negação prática do que você professa em seu batismo! É totalmente inconsistente com a posição que você adotou, porque não podemos dizer que estamos mortos para alguma coisa e ao mesmo tempo vivermos nela”.
Note que a KJV (e as em português também) diz que os crentes foram “batizados em Jesus Cristo”, mas deveria ser traduzido como “batizado para Cristo Jesus”. “Para” indica uma vital conexão com Cristo em vida em nossa nova posição diante de Deus, na qual a justificação nos coloca. O batismo não pode fazer isso. Se pudesse, então o batismo poderia tornar alguém adequado ao céu. A verdade é: sendo justificados, temos um novo lugar no céu diante de Deus “em Cristo” e ao sermos batizados, temos um novo lugar na Terra entre os homens, como sendo “para Cristo”. “Para” significa identificação, e esse é o ponto de Paulo aqui – estamos identificados com Cristo em Sua morte.
Cap. 6:4-5 – Paulo menciona outra coisa que o batismo significa – sepultamento. O sepultamento tem a ver com uma pessoa morta sendo tirada de vista. Portanto, no batismo, não apenas “morremos com Cristo” (v. 8), mas também fomos “sepultados com Ele” (v. 4). Ao estarmos mortos com Cristo, professamos ter rompido nossas conexões com Adão e com o pecado. Mas, sendo sepultados com Cristo, professamos ter deixado para trás toda aquela ordem de vida em que o mundo vive e onde o pecado reina. Hamilton Smith disse: “O batismo é uma figura de morte e sepultamento. É evidente que um homem morto terminou a vida de vontade própria em que uma vez viveu, e um homem sepultado saiu da vista do mundo em que uma vez viveu”. Portanto, o batismo é o modo formal de renunciarmos à nossa conexão com a antiga posição e estado de Adão. Não faz, no entanto, uma pessoa mais santa. Conta-se que havia um homem que foi salvo e batizado e depois perdeu o contato com o homem que o batizou.  Algum tempo depois, eles se encontraram e ele disse: “Fiquei totalmente desapontado com meu batismo; achei que não pecaria mais”. O outro homem disse: “Bem, se eu soubesse que era isso que você esperava do batismo, eu deveria tê-lo segurado por mais tempo debaixo d’água quando te batizei!”
Paulo continua falando sobre a ressurreição de Cristo, declarando que, como Cristo vive em vida ressurreta, “andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados [identificados – JND] juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição”. Isso significa que Deus abriu uma nova esfera de vida na ressurreição de Cristo, onde Ele e os membros de Sua raça devem “andar” em “novidade de vida”. F. B. Hole disse corretamente: “Nossa morte com Cristo é em vista de vivermos com Ele na vida do mundo em ressurreição”. Paulo dirá mais sobre isso nos versículos 8-10. (Nota: a epístola aos Romanos não vai tão longe a ponto de ver o crente como presentemente identificado com Cristo em ressurreição. Efésios e Colossenses nos veem em terreno mais elevado como ressuscitados com Cristo e em união com Ele – Ef 2:5-6; Cl 2:12-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...