sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Duas esferas da vida


Duas esferas da vida

Cap. 5:21 – Paulo conclui seu tratado sobre as duas cabeças declarando que, como resultado de seus dois atos, existem agora duas esferas correspondentes de vida nas quais os homens vivem: uma sob a cabeça de Adão que pertence à morte, e a outra sob Jesus Cristo, nosso Senhor, que pertence à vida. Isso é visto no fato de que é dito que “pecado” e “graça” “reinam”, o que implica que ambos têm uma esfera de domínio na qual exercem sua autoridade. Paulo diz: “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
Como essas duas coisas reinam, elas podem, em certo sentido, ser vistas como reis ou mestres. “Pecado” reina em uma cena de “morte”. Essencialmente, este é o mundo e tudo o que lhe pertence. Por outro lado, “graça” reina “para a vida eterna”. A vida eterna não é somente no crente (Jo 3:15-16, 36), mas é também uma esfera de vida na qual o crente deve viver em comunhão com o Pai e o Filho (Jo 17:3; 1 Tm 6:12, 19). Quanto a este último aspecto da vida eterna, o Sr. Darby disse que é “uma condição de coisas fora deste mundo”, na qual o crente vive pelo Espírito. Paulo está se referindo ao aspecto final da vida eterna aqui, quando formos levados para o céu. É um ambiente de vida que é perfeito e inteiramente livre do pecado – onde a luz, o amor e a comunhão com o Pai e o Filho são tudo e em todos. A boa notícia é que, em virtude do Espírito de Deus habitar em nós, temos a vida eterna agora e podemos viver nessa esfera de vida enquanto estivermos aqui na Terra (Jo 4:14; 1 Jo 5:11-13). Isso é essencial para o tema da libertação do pecado diante de nós nesta seção da epístola.
Em resumo, como crentes no Senhor Jesus Cristo, fomos transferidos posicionalmente da cabeça de Adão para a de Cristo. Assim, não somos mais vistos como sob aquela velha cabeça e conectados ao seu correspondente estado; somos agora parte da nova raça de homens sob Cristo (2 Co 5:17) e assim identificados com essa nova esfera de vida sob Sua cabeça. Portanto, para o crente, o reino do pecado e da morte foi respondido pelo reino da vida em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...