terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Princípio da Soberana Eleição da Graça Aplicado aos Gentios Cap. 9:23-26 – Paulo então mostra que o princípio da eleição soberana aplica-se tanto aos gentios quanto a Israel. Ele diz que “os vasos de misericórdia” (crentes) “que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”. Assim, todas as bênçãos, seja para judeus ou gentios, repousa sobre a soberania de Deus. Ele cita Oséias 1:10 e 2:23 para mostrar que Deus voltará a dedicar-Se com Israel num dia vindouro. Eles estão atualmente numa posição de não serem Seu povo – estando escrito sobre eles “Lo-ami” (“não Meu povo”). Mas então, em graça soberana, Ele os tornará Seu povo novamente. Sua atual posição de não ser o Seu povo é idêntica à posição em que os gentios estão. O raciocínio de Paulo é que, se Deus pode tratar dessa maneira com Israel, então Ele também pode fazê-lo com os gentios. Cap. 9:27-29 – Paulo então cita o profeta Isaías para enfatizar o que já ensinou nos versículos 6-8 – que esse ato de graça para com Israel não incluirá todo israelita de descendência natural. A massa da nação se mostrará infiel e será julgada por Deus, mas “o remanescente” será salvo. Ele diz: “Ainda que o número dos filhos d'Israel seja como a areia do mar, (por descendência natural) o remanescente é que será salvo” (Is 10:22). E novamente: “Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência [um remanescente muito pequeno – KJV], teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra” (Is 1:9). Aqueles que comporão este remanescente terão fé e, consequentemente, receberão o Senhor e serão abençoados de acordo com as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Estes formarão o núcleo da nação no milênio. Vs. 30-33 – Paulo então conclui afirmando que os gentios que “não buscavam a justiça” alcançaram “a justiça que é pela fé [pelo princípio de fé – JND]”. Por outro lado, Israel, que buscava “a lei” para a “justiça”, não a alcançou porque a buscava pelas “obras da lei” e não pela fé. Paulo pergunta: “Por quê?” Ele responde a sua pergunta, afirmando “Porque não foi pela fé”. Os judeus (nacionalmente) perderam a bênção porque entenderam mal o propósito da lei. Eles pensaram que era uma escada na qual alguém subia para alcançar a justiça, e tentaram estabelecer sua própria justiça, guardando a Lei, e como resultado, ficaram cegos quanto ao seu verdadeiro estado. E a principal prova de seu estado de cegueira é que eles “tropeçaram na pedra de tropeço” – Cristo. Eles O rejeitaram! Paulo cita Isaías 28 para mostrar que enquanto a nação como um todo tropeçava na “pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo”, Deus operou soberanamente e alguns neste tempo presente (um remanescente) creram no evangelho. Ao dizer: “todo aquele que crer”, Paulo aponta para o fato de que existe responsabilidade humana em receber a bênção – uma pessoa, seja judeu ou gentio, deve crer. Isso age como um seguimento (conector) para o assunto no próximo capítulo, que tem a ver com a responsabilidade do homem.


O Princípio da Soberana Eleição da Graça Aplicado aos Gentios

Cap. 9:23-26 – Paulo então mostra que o princípio da eleição soberana aplica-se tanto aos gentios quanto a Israel. Ele diz que “os vasos de misericórdia” (crentes) “que para glória dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”. Assim, todas as bênçãos, seja para judeus ou gentios, repousa sobre a soberania de Deus.
Ele cita Oséias 1:10 e 2:23 para mostrar que Deus voltará a dedicar-Se com Israel num dia vindouro. Eles estão atualmente numa posição de não serem Seu povo – estando escrito sobre eles “Lo-ami” (“não Meu povo”). Mas então, em graça soberana, Ele os tornará Seu povo novamente. Sua atual posição de não ser o Seu povo é idêntica à posição em que os gentios estão. O raciocínio de Paulo é que, se Deus pode tratar dessa maneira com Israel, então Ele também pode fazê-lo com os gentios.
Cap. 9:27-29 – Paulo então cita o profeta Isaías para enfatizar o que já ensinou nos versículos 6-8 – que esse ato de graça para com Israel não incluirá todo israelita de descendência natural. A massa da nação se mostrará infiel e será julgada por Deus, mas “o remanescente” será salvo. Ele diz: “Ainda que o número dos filhos d'Israel seja como a areia do mar, (por descendência natural) o remanescente é que será salvo” (Is 10:22). E novamente: “Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência [um remanescente muito pequeno – KJV], teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra” (Is 1:9). Aqueles que comporão este remanescente terão fé e, consequentemente, receberão o Senhor e serão abençoados de acordo com as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Estes formarão o núcleo da nação no milênio.
Vs. 30-33 – Paulo então conclui afirmando que os gentios que “não buscavam a justiça” alcançaram a justiça que é pela fé [pelo princípio de fé – JND]. Por outro lado, Israel, que buscava “a lei” para a “justiça”, não a alcançou porque a buscava pelas “obras da lei” e não pela fé.
Paulo pergunta: “Por quê?” Ele responde a sua pergunta, afirmando “Porque não foi pela fé”. Os judeus (nacionalmente) perderam a bênção porque entenderam mal o propósito da lei. Eles pensaram que era uma escada na qual alguém subia para alcançar a justiça, e tentaram estabelecer sua própria justiça, guardando a Lei, e como resultado, ficaram cegos quanto ao seu verdadeiro estado. E a principal prova de seu estado de cegueira é que eles “tropeçaram na pedra de tropeço” – Cristo. Eles O rejeitaram!
Paulo cita Isaías 28 para mostrar que enquanto a nação como um todo tropeçava na “pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo”, Deus operou soberanamente e alguns neste tempo presente (um remanescente) creram no evangelho. Ao dizer: “todo aquele que crer”, Paulo aponta para o fato de que existe responsabilidade humana em receber a bênção – uma pessoa, seja judeu ou gentio, deve crer. Isso age como um seguimento (conector) para o assunto no próximo capítulo, que tem a ver com a responsabilidade do homem.

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