terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Objetivo Final de Deus em Nossos Sofrimentos e Provações


O Objetivo Final de Deus em Nossos Sofrimentos e Provações

Cap. 8:29-30 – Isso leva Paulo a falar da intenção de Deus em permitir o sofrimento e as provações na vida do crente. Seu grande objetivo é que sejamos “conformes à imagem de seu Filho”. Deus ama e Se deleita tanto em Seu Filho que Se propôs a encher o céu de pessoas redimidas que são exatamente como Seu Filho! No dia da nossa redenção final, seremos conformados à Sua imagem fisicamente, tendo corpos como o corpo de glória de Cristo (Fp 3:21). Mas, enquanto esperamos por aquele dia, Deus está trabalhando para nos conformar à imagem de Seu Filho moralmente, de modo que sejamos como Ele em nosso andar e nossos caminhos agora. Como “Primogênito entre muitos irmãos”, Cristo é a Cabeça de uma nova raça de homens que serão exatamente como Ele – moral e fisicamente; e eles reinarão com Ele em Seu reino milenar.
O versículo 29 afirma claramente que o propósito de Deus em relação a nossa vida está centrado em Seu Filho. Nos versículos 30-31, Paulo se refere a ele como uma cadeia de cinco elos, tendo seu início na eternidade passada e seu fim na futura glória vindoura. Ele mostra que nada pode impedir que Deus alcance Seu fim divino conosco, pois nenhum elo na cadeia pode ser quebrado! Somos conhecidos de antemão, predestinados, chamados, justificados e glorificados.
  • “Dantes conhecido” – Deus sabe tudo sobre nossas vidas muito antes do mundo ser feito.
  • “Predestinou” – Deus ordena o destino eterno daqueles a quem Ele escolhe em graça.
  • “Chamou” – Em determinado momento, Deus nos faz ouvir Sua voz pelo chamado do evangelho e nós respondemos crendo.
  • “Justificou” – Ao crermos, Deus nos livra de toda acusação contra nós, colocando-nos em uma nova posição diante d’Ele em Cristo com uma nova vida que não pecou, ​​nem pode pecar.
  • “Glorificou” – o trabalho final de Deus conosco pelo qual nossos corpos são transformados à semelhança do corpo de glória de Cristo.


Observe o uso frequente do pronome “Ele” (JND) durante toda essa passagem. Refere-se ao próprio Deus, cujo coração de amor e graça é por nós, ordenando todas as coisas para nossa bênção! Assim, Seu coração de amor é a fonte de todas as nossas bênçãos. Essas coisas são mencionadas no tempo verbal passado – até o último elo, que tem a ver com sermos glorificados! Como ainda não estamos realmente glorificados, é claro que Paulo não está falando do que está sendo trabalhado atualmente, mas está vendo essas coisas como estando de acordo com o propósito eterno de Deus e Seu objetivo presente. Dessa perspectiva, nossa glorificação é vista como algo já completo.
Resumo das diferentes operações do Espírito em Romanos 8
Neste capítulo, temos uma maravilhosa revelação da verdade sobre o Espírito de Deus e Suas muitas funções no Cristão. 
  • Ele dá poder para a nossa caminhada (vs. 1-4). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito de Vida” porque Ele é a Vida em um sentido experimental.
  • Ele nos ocupa com os interesses de Cristo, que Paulo chama de “as coisas do Espírito” (vs. 5-8). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito”.
  • Ele forma Cristo em nós (vs. 9-10a). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito de Cristo”.
  • Ele nos leva a viver a vida ressurreta em comunhão com Deus (v. 10b). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito vive”.
  • Ele vai vivificar nossos corpos mortais (v. 11). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito daqu’Ele”.
  • Ele nos capacita a mortificar as obras do corpo (v. 13). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito”.
  • Ele conduz os filhos de Deus (v. 14). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o Espírito de Deus”.
  • Ele nos faz conhecer nossa liberdade na presença de Deus, pelo que clamamos “Aba, Pai” (v. 15). Nesta capacidade, ele é chamado de “o Espírito de adoção”.
  • Ele testifica que somos filhos de Deus e, portanto, herdeiros de Deus (vs. 16-17). Nesta capacidade, Ele é chamado de “o próprio Espírito” (JND).
  • Ele é as Primícias dando garantia de que a nossa completa libertação está chegando (v. 23). Nesta capacidade, Ele é chamado de “as Primícias do Espírito”.
  • Ele é o Ajudador das nossas fraquezas (v. 26a). Nesta capacidade, Ele é chamado novamente “o próprio Espírito” (JND).
  • Ele é nosso Intercessor em conexão com todos os nossos cuidados (vs. 26b-27). Nesta capacidade, tendo o conhecimento da vontade de Deus, é “a mente do Espírito” (JND).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...