terça-feira, 23 de outubro de 2018

Sofrendo com e por Cristo


Sofrendo com e por Cristo

Nesse meio tempo, enquanto esperamos que o Senhor venha, “com Ele padecemos”. Esse é um aspecto do sofrimento que é resultado direto de se ter o Espírito de Cristo (v. 9). Como mencionado anteriormente, essa função especial do Espírito, forma Cristo em nós. E, uma das características à semelhança de Cristo que está sendo formada em nós são os sentimento de Cristo. Ao Cristo olhar para a cena do pecado e seus efeitos, Ele sofre de compaixão por Suas criaturas, que sofrem sob a escravidão da corrupção. Como filhos de Deus e prole de Deus, fomos feitos vasos das compaixões de Deus. Tendo um vínculo em nossos corpos com a criação que sofre e tendo o Espírito de Cristo em nós, em nossa pequena medida, nós sofremos “com” Cristo compassivamente.
Este aspecto do sofrimento não é o mesmo que sofrer “por” Cristo (Fp 1:29; At 5:41, 9:16, etc.). Sofrer por Cristo tem a ver com suportar a reprovação e perseguição por causa do testemunho do evangelho. Podemos evitar esse tipo de sofrimento recusando-nos a confessar Cristo diante dos homens. Há um exemplo deste tipo de sofrimento na história de Davi e Jônatas. Davi é um tipo de Cristo e Jônatas é um tipo do crente. Quando Jônatas se identificou publicamente com Davi, Saul e os que o seguiam se enfureceram, e Saul atirou uma lança contra Jônatas – seu próprio filho! (1 Sm 20:30-34; 2 Tm 3:12) Portanto, sofrer por Cristo é uma coisa eletiva, ao passo que o sofrimento com Cristo é inevitável.
Paulo nos conforta com o fato de que podemos ter certeza que nosso sofrimento terminará um dia quando “com Ele seremos glorificados”. Como mencionado em nossos comentários no versículo 11, a glorificação envolve não apenas uma mudança em nossos corpos, mas também inclui a erradicação de nossas naturezas pecaminosas. Existe então, essa coisa do Cristão alcançando a perfeição sem pecado, mas isso não ocorrerá até que o Senhor venha (o Arrebatamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...