terça-feira, 23 de outubro de 2018

Quem Pode Resistir à Vontade de Deus?


Quem Pode Resistir à Vontade de Deus?

Cap.9:19-23 – Os homens acusarão a Deus de injustiça, apontando para o Seu tratamento com o Faraó como um exemplo de predestinação de pessoas para o inferno. Paulo continua mostrando que isso não é verdade; Deus nunca predestinaria ninguém a uma eternidade perdida. Ele também aponta que é loucura da parte do homem questionar os caminhos de Deus.
Ele apresenta o argumento que os céticos e opositores usam: “Se Deus endurece o homem para que não creia, como Deus pode 'encontrar falta' (JND) nele por não crer?” (v. 19) Paulo responde a essa noção equivocada mostrando que, embora Deus aja em julgamento, as Escrituras não dizem que Ele escolhe pessoas para a destruição eterna. “os vasos da ira [são], preparados para perdição” (v. 22), mas eles não são preparados por Deus como tais; as pessoas se preparam por sua própria incredulidade! No caso do Faraó, Deus não o predestinou para juízo. Se lermos cuidadosamente o relato do tratamento do Senhor para com o Faraó (Êx 4-12), veremos que ele mesmo se preparou para seu juízo endurecendo-se repetidamente contra o Senhor. Mas ele não estava condenado desde o momento de seu nascimento. Em sua vida, ele provou ser impio, e Deus poderia justamente tê-lo cortado, mas escolheu preservá-lo vivo por um tempo para que Ele pudesse mostrar Seu poder em juízo, e por meio dele, exaltar Seu nome na Terra.
O Senhor sabia que o Faraó endureceria seu coração contra Ele (Êx 3:19) e disse a Moisés que judicialmente o endureceria ainda mais, como consequência. O Senhor disse: “mas Eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo” (Êx 4:21,; 7:3). Note que o Senhor não disse naquele momento: “Eu endureci o seu coração...”, mas sim: “Eu endurecerei o seu coração”. Era algo que o Senhor iria fazer como consequência de Faraó endurecer seu coração primeiro. Com certeza, Faraó provou ser um homem perverso e endureceu o coração contra o Senhor. A Escrituras registra: “Porém o coração de Faraó se endureceu” (Êx 7:13). (Este versículo infelizmente foi traduzido erroneamente na KJV, dizendo: “Ele endureceu o coração de Faraó”. Isto tornaria o Senhor o Principiador do endurecimento, o que não é verdade.) Êxodo 7:13-14 é a primeira menção nas Escrituras do coração do Faraó sendo endurecido, e é claramente algo que ele mesmo fez. De fato, ele repetidamente endureceu seu coração contra o Senhor (Êx 7:22, 8:15, 19, 32, 9:7). Foi apenas após tudo isso, que a Escritura finalmente diz: “Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó” (Êx 9:12, 10:1, 20, 27, 11:10), que é o cumprimento daquilo que Senhor disse em Êxodo 4:21 e 7:3 que iria fazer. As Escriturass dizem: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1). Este foi o caso do Faraó.
Paulo mostra que questionar a soberania de Deus é entender mal Quem é Deus e quem somos. Ele diz: “Porquanto, quem resiste à Sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” Deus tem todo o poder no céu e na Terra e pode fazer o que quiser – e Ele nunca faz errado. Ele disse a Abraão: “Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?” (Gn 18:25).
Todos os homens merecem juízo, mas se Deus escolhe mostrar misericórdia a alguns, quem somos nós para dizer que Ele está fazendo errado? O fato de alguém ser salvo é uma completa prova da soberana graça de Deus. O velho e verdadeiro ditado é: todos podem vir (Ap 22:17), mas ninguém virá (Jo 3:32); mas por causa do poder soberano de Deus agindo nos homens, alguns virão a Cristo e serão salvos (Jo 6:44). Embora Deus possa escolher alguns para bênção (como “vasos de misericórdia”), Ele nunca escolhe alguém para ir para o inferno. Todos os que se revelam “vasos de ira” são “preparados para perdição” por sua própria incredulidade (v. 22). Não existe algo como predestinação para o inferno. Paulo diz que a razão pela qual Deus escolhe alguns para serem “vasos de misericórdia” é demonstrar “as riquezas da Sua glória” (v. 23).
J. N. Darby disse: “A raiz da questão é essa; é Deus que julga o homem ou o homem a Deus? Deus pode fazer o que quiser. Ele não é o objeto de nosso julgamento” (Synopsis of the Books of the Bible – em Romanos 9). F. B. Hole disse: “Quão lentos somos em admitir que Deus tem o direito de fazer o que Ele quer, que de fato, é o Único que tem esse direito, visto que somente Ele é perfeito em presciência, sabedoria, justiça e amor. As coisas podem parecer inexplicáveis para nós, mas é porque somos imperfeitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...