“Nascido
de Novo” e “Salvo” não são Sinônimos
A Escritura distingue “nascer de novo” (vivificado) de ser “salvo”. Nascido de novo tem a ver com
a comunicação da vida divina para uma pessoa (Jo 3:3-5; Tg 1:18; 1 Pe 1:23); é
o começo da obra de Deus em uma alma.
Ao passo que a salvação é a conclusão dessa
obra, e é confirmada como tal pelo crente sendo selado com o Espírito (Ef
1:13). A libertação do poder do pecado, como veremos, está conectada com uma
alma sendo salva no pleno sentido Cristão da palavra.
J. N. Darby disse: “Uma vivificação
interior nunca é tratada nas Escrituras como salvação; a ideia de regeneração
foi perdida. Cornélio foi vivificado sem qualquer dúvida, mas foi instruído a
ir a Pedro para ouvir as palavras por meio das quais ele poderia ser salvo...
Eu não posso dizer que um homem é salvo a menos que sua consciência seja purificada.
A Igreja perdeu a ideia de ser salva. As pessoas acham que é suficiente nascer
de novo. Regeneração é confundida com ter-se vida... Um desejo por santidade
seria uma evidência de uma alma vivificada. Mas não digo que ele é salvo; As
Escrituras não dizem isso” (Collected
Writings, vol. 28, p. 368).
W. Kelly disse: “De fato, acho que
um grande erro no momento presente é tornar a salvação muito barata e uma
palavra muito comum. Você encontrará muitos evangélicos constantemente dizendo
que quando um homem é convertido ele é salvo: no entanto, provavelmente, é
muito prematuro dizer isso. Se for verdadeiramente convertido, ele será salvo,
mas não há garantia em se afirmar que toda pessoa convertida é salva, porque
ela ainda pode estar com dúvidas e medos. ‘Salvo’ tira a pessoa de todo o senso
de condenação – traz a pessoa para Deus conscientemente livre em Cristo, não
meramente diante de Deus com sinceridade de desejo, segundo a piedade. Uma alma
não é convertida a menos que seja conscientemente trazida a Deus; mas aí a
pessoa pode ficar mais infeliz e desesperada nesse estado. As Escrituras nos
permitem chamar tal pessoa de ‘salva’? Certamente que não. O ‘salvo’ é alguém
que sendo justificado pela fé, tem paz com Deus... Por isso, é um erro
considerar como salva qualquer pessoa que não tenha sido trazida para um
relacionamento feliz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Lectures Introductory to the Study of the
Minor Prophets, págs. 375-379).
A pessoa que Paulo hipoteticamente
descreve nesta passagem em Romanos 7 está no estado que o Sr. Darby e o Sr.
Kelly comentam. Ela está, quanto à sua experiência, entre o nascer de novo e o
ser salva. Nota: não há menção aqui de que ela creia na obra consumada de
Cristo ou de que tenha o selo da habitação do Espírito. De fato, você não pode
ler esta passagem sem ficar impressionado com a ausência marcante dessas duas
coisas. Contudo, há evidências inequívocas de que ela nasceu de Deus (v. 22).
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