sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Duas Cabeças Federais


Duas Cabeças Federais

Em um parêntese (vs. 13-17), Paulo mostra que cabeça federal se aplica tanto a Adão quanto a Cristo. Cada um é a cabeça de uma raça de homens, e suas ações como tal tiveram um grande efeito sobre suas raças.
Cap. 5:13-14 – Paulo começa com Adão. Ele mostra que como cabeça da raça humana, Adão agiu para a raça (negativamente), e sua posteridade é vista como tendo agido com ele, mesmo que eles não existissem no momento de sua ação. Assim, quando Adão pecou, ​​ele constituiu toda uma raça de pecadores (v. 19). Isso não significa que somos responsáveis ​​pelo pecado de Adão, nem significa que somos responsáveis ​​por termos a natureza pecaminosa.
Mesmo antes de a Lei ser dada, nos dias “desde Adão até Moisés” (cerca de 2.500 anos), quando os homens não tinham um comando direto de Deus, como Adão teve, “a morte reinou”. Os homens naqueles dias “não pecaram à semelhança da transgressão de Adão” quebrando um mandamento conhecido, ainda assim os efeitos do pecado foram sentidos por eles, na medida em que todos morreram – com exceção de Enoque (Hb 11:5). Adão recebeu um mandamento direto (oral) de Deus (Gn 2:16-17), então sua desobediência foi uma transgressão definitiva. Mas os homens naqueles primeiros dias (antes de a Lei ser dada) não tinham um código legal de Deus; seu único guia eram suas consciências. Já que não havia nenhum mandamento declarado de Deus durante aquele período, nenhuma transgressão poderia ser “imputada [colocada à conta] contra os pecadores. O argumento de Paulo aqui é que, independentemente de haver ou não uma lei declarada, o pecado estava no mundo, e isso pode ser provado pelo fato de que a morte manteve seu domínio sobre toda a raça durante esse tempo.
Paulo então diz que Adão é uma “figura daqu’Ele que havia de vir” (v.14b). Isso se refere a Cristo. Isso mostra que Ele também é um Adão – isto é, a cabeça de uma raça de homens. De fato, como Cabeça de Sua raça, Cristo é chamado, “o último Adão” (1 Co 15:45). Ele é o “último” Adão porque nenhuma outra raça de homens virá de Deus. Esta nova raça sob Cristo é perfeita; não há necessidade, portanto, de Deus trazer outra raça de homens à existência depois desta. A raça de Cristo é completamente nova e diferente em caráter da raça de Adão, sendo uma “nova criação” de Deus (2 Co 5:17 – ATB; Ap 3:14). As duas cabeças das duas raças são distinguidas nas Escrituras pelas frases técnicas: “em Adão” e “em Cristo” (1 Co 15:22).
Cristo Se tornou Cabeça de Sua raça da nova criação na ressurreição, e assim Ele é “o Primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29; Cl 1:18; Hb 1:6, 2:11-13; Ap 1:5). “Primogênito”, neste sentido, não se refere a ser o primeiro em ordem de nascimento de uma família, embora o Senhor fosse isso (Mt 1:25), mas em ser o primeiro em ordem e posição, tendo um lugar de preeminência entre outros. “Primogênito” é usado em vários lugares nas Escrituras dessa maneira. (Compare Gn 25:25 com Êx 4:22; 1 Cr 2:13-15 com Sl 89:27; Gn 48:14 com Jr 31:9). Como o “Primogênito”, o Senhor “não Se envergonha” de chamar aqueles de Sua raça de Seus “irmãos”, porque são do mesmo tipo que Ele e, portanto, são inteiramente adequados a Ele (Gn 1:25, 2:21-23; Hb 2:11).
Cap. 5:15 – Paulo argumenta: “Mas não será o ato de favor como a ofensa?” (JND).  A resposta é “sim”. Quão certamente a “ofensa” de Adão, como cabeça federal, afetou toda a raça sob ele, o “ato de favor” de Cristo, como cabeça federal de Sua raça, afetou a todos sob Ele. Esta é uma grande semelhança entre Adão e Cristo; por um ato, cada um deixou uma marca em sua raça, embora ambas as raças não existissem no momento de suas ações. Isso é enfatizado no duplo uso de Paulo da palavra “muitos”. O primeiro “muitos” no versículo 15 refere-se a todos sob a cabeça de Adão que se tornaram sujeitos à morte como resultado da transgressão de Adão – toda a raça humana. O segundo “muitos” refere-se a todos os que fazem parte da nova raça da criação sob Cristo – apenas os crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...