terça-feira, 9 de outubro de 2018

A lei e Cristo


A lei e Cristo

Cap. 7:1-6 – Tendo sido apresentada a verdade da libertação no capítulo 6, poderíamos perguntar: “Este livramento se aplica à lei de Moisés?” Esta seria uma preocupação especial para os crentes dentre os judeus; os gentios, como sabemos, nunca estiveram nesse relacionamento legal com Deus. A resposta é sim; os crentes judeus não estão mais sob a lei. Ao abordar essa questão, Paulo se dirige especialmente a seus irmãos judeus. Isto é indicado por sua declaração: “Pois que falo aos que sabem a lei”.
Há uma diferença óbvia entre a libertação do pecado (cap. 6) e a libertação da lei (cap. 7). O pecado é algo mau que veio ao mundo por meio do fracasso do homem, ao passo que  o mandamento [a lei] é “santo, justo e bom” (v. 12) e foi dado pelo próprio Deus. É fácil entender porque precisamos ser libertos do pecado, mas podemos nos perguntar por que alguém precisaria ser liberto de algo que é bom. A resposta é que a lei é realmente boa – boa para o propósito para o qual foi concebida – que é mostrar aos homens o que eles fizeram e o que são. No entanto, a lei não pode produzir vida santa. J. N. Darby apontou que há três coisas que a lei não faz (Collected Writings, vol. 31, pág. 155); elas são: 
  • Não dá vida.
  • Não dá força para realizar suas demandas.
  • Não nos dá um objeto para nossos corações. 

Por isso, é um grande equívoco pensar que a lei foi dada para ajudar uma pessoa a caminhar em santidade. Não é – e nunca foi – intenção de Deus produzir santidade nos homens por meio dela.
A ideia equivocada de pensar que os crentes gentios deveriam ser colocados sob a lei foi resolvida com autoridade pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Isso está registrado em Atos 15. Mas a pergunta permaneceu: “Os crentes no Senhor Jesus, que estão entre os judeus, ainda estão sob a lei?” Paulo responde aqui a essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...