domingo, 7 de outubro de 2018

Em Qual Esfera da Vida Devemos Viver?


Em Qual Esfera da Vida Devemos Viver?

Cap. 6:1 – O capítulo anterior terminou com duas cabeças sobre duas raças de homens com duas esferas de vida correspondentes nas quais os homens vivem. Com base nesses fatos, Paulo agora faz uma pergunta muito lógica: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?” “Permaneceremos no pecado” é continuar a viver naquela esfera de coisas onde o antigo mestre (o pecado) domina todos os que lá vivem. O raciocínio de Paulo é simples e lógico: se fomos separados de toda aquela ordem de coisas sob Adão, pela nossa conexão com Cristo sob Sua Cabeça, por que pensaríamos em viver nossa vida Cristã naquele estado de iniquidade do qual fomos separados?
Muitos pensaram que Paulo está se referindo aos Cristãos continuando nas ações de pecar (pecados). Mas não é exatamente isso o que ele está dizendo aqui. Se fosse esse o caso, teria dito: “Continuaremos a pecar?” Ou, como a NVI traduz, infelizmente, “Continuaremos pecando...?” É certamente verdade que não devemos continuar pecando depois que somos salvos – e Paulo procura ajudar o crente para esse fim neste capítulo – mas aqui ele não está falando de atos (pecados), mas sim do estado do pecado. R. Elliot comentou: “‘Continuaremos no pecado?’ não é o mesmo que se ele dissesse: ‘Continuaremos pecando?’ É algo mais amplo que isso. Significa que o pecado não é mais o princípio de nossa vida ou a descrição de nosso estado” (The Faith and the Flock, vol. 3, p. 340). Paulo irá abordar a questão dos Cristãos que escolhem pecar nos versículos 15-23, mas aqui no versículo 1, ele está fazendo uma pergunta óbvia sobre a razão de uma pessoa, que foi liberta do senhorio do pecado, e que continua naquela esfera onde o domínio do pecado é sentido na prática.
Estudando cuidadosamente o capítulo, vemos que há duas questões similares que abordam essas duas coisas diferentes:
  • A pergunta no versículo 1 (“Permaneceremos no pecado?”) tem a ver com continuar naquela esfera de vida onde a dominação do pecado prevalece. Isso é abordado nos versículos 1-14.
  • A pergunta no versículo 15 (“Pecaremos?”) Tem a ver com os atos de pecar – crentes continuando na prática de atos pecaminosos depois de terem sido salvos. Isso é abordado nos versículos 15-23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...