terça-feira, 23 de outubro de 2018

As Escrituras Afirmam Que O Senhor Virá De Sião E Salvará Israel


As Escrituras Afirmam Que O Senhor Virá De Sião E Salvará Israel

Cap.11:26-32 – Isto leva Paulo a uma terceira prova de que Deus não terminou com Seu tratamento com Israel – a Palavra de Deus (particularmente os Profetas do Velho Testamento) afirma claramente que o Senhor salvará “todo o Israel”. Como isso claramente não aconteceu ainda, é uma promessa que ainda está para ser cumprida. Se Deus prometeu com Sua Palavra que fará isso, Ele não pode voltar atrás. Se Ele fosse voltar em Sua Palavra, então Ele teria mais a perder do que Israel teria! Ele perderia Sua honra e reputação, e Se mostraria ser um Deus que não pode ser confiado! Já que Ele não pode e não negará a Si mesmo, Sua Palavra permanecerá. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que Se arrependa: porventura diria Ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm 23:19).
Ao dizer que todo o Israel será salvo”, sabemos pelo que Paulo já nos ensinou no capítulo 9:6-8 que isso se refere a todos os verdadeiros israelitas. Isto é, aqueles que não têm apenas a linhagem de Abraão, mas também a fé de Abraão. O aspecto da salvação aqui não é apenas aquele da alma, mas também literalmente – salvo de seus inimigos e estabelecido como nação no futuro reino milenar de Cristo (vs. 26-27). Paulo cita Isaías 59:20-21 como um exemplo de uma profecia que ainda precisa ser cumprida em conexão com a bênção nacional de Israel.
Vs. 28-29 – Ainda falando aos gentios, Paulo mostrou que Deus tem bênção para Israel e para os gentios, mas de duas maneiras diferentes e em dois momentos diferentes. Ele diz: “quanto ao evangelho, [eles] são inimigos por causa de vós. Os gentios podem agradecer a Deus por Israel ter tropeçado, porque isso lhes abriu a porta. Mas isso não significa que está tudo acabado para Israel. Ele diz: “Mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais”, e serão abençoados algum dia no futuro. Ele nos assegura isso, afirmando que “Porque os dons e a vocação de Deus” em conexão com Israel são “sem arrependimento”. Isto é, Deus não Se arrependerá (mudar de ideia) do que prometeu a Israel. Portanto, as promessas feitas aos pais e as profecias feitas por seus profetas a respeito da bênção de Israel são certas.
Vs. 30-32 – Paulo conclui suas observações declarando que quando se trata da bênção de Deus para o homem, seja para judeus ou para gentios, tudo se resume a Sua soberana bondade e misericórdia. Enquanto os gentios “agora alcançaram misericórdia” pela “desobediência [incredulidade – JND] de Israel, “eles (Israel) também alcançarão misericórdia” da mesma maneira no futuro. Assim, “Deus encerrou a todos debaixo da desobediência [incredulidade – JND], para com todos usar de misericórdia”. Por isso, o evangelho que Paulo pregou não entrou em conflito algum com as promessas de Deus a Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...