terça-feira, 23 de outubro de 2018

UMA NOVA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS EM CRISTO (cap. 8:1)

UMA NOVA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS EM CRISTO

A primeira coisa que marca o Cristianismo normal é que os crentes no Senhor Jesus Cristo conhecem sua aceitação diante de Deus em Cristo. Paulo indica isso em sua declaração inicial: “Portanto agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus”. O grande ponto que Paulo enfatiza aqui é que, resultante de ser justificado, o crente é colocado em uma nova posição diante de Deus, onde não é possível que entre em condenação. Ele está no mesmo lugar de aceitação em que o próprio Cristo está! Este é o significado de estar “em Cristo”. É estar no lugar de Cristo diante de Deus. Essa certeza pertence ao crente como resultado de descansar em fé na obra consumada de Cristo, e de crer no que a Palavra de Deus diz sobre isso. O versículo 1 é essencialmente a conclusão da verdade que Paulo ensinou nos capítulos 1-5:11.
Note que Paulo não diz (como alguns supõem): “Agora não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus”. Isto implicaria em que os crentes estavam condenados antes da sua conversão, mas escaparam por virem a Cristo em fé para salvação. No entanto, isso não está correto. Como mencionado em nossos comentários no capítulo 5:16, os incrédulos estão atualmente sob julgamento, mas não estão sob condenação – pelo menos não ainda. A condenação é algo final e irrevogável, para onde os pecadores neste mundo estão indo, e onde permanecerão (em uma eternidade perdida), se não forem salvos.
Paulo diz que temos essa certeza de nunca entrar em condenação “agora” enquanto estamos aqui na Terra. Esta é uma das principais razões pelas quais o Espírito foi enviado a este mundo; é para dar ao crente saber com certeza seu lugar de aceitação diante de Deus (Jo 14:20; Ef 1:13, 4:30). Isto é Cristianismo normal.
As últimas dez palavras do versículo 1 (na KJV [também na ARC]) não estão na maioria dos manuscritos gregos, e não deveriam estar no texto. Se essas palavras estivessem no texto, então tornaria a justificação e aceitação do crente em Cristo, em algo que resulta do seu caminhar de acordo com o Espírito. Isso não poderia estar certo, porque então a nossa salvação seria uma consequência das nossas obras! Isso é contrário a tudo o que Paulo ensinou nos capítulos 3 a 5, onde mostra que nossa salvação não é por obras, mas somente pela graça. Esta frase (as dez últimas palavras do versículo 1) pertence realmente ao versículo 4 onde é repetida.
J. N. Darby observa que a linha da verdade que o apóstolo desenvolve em Romanos não chega a apresentar o que é positivamente nosso “em Cristo”; dando apenas seu lado negativo. É dito que não há “nenhuma condenação” para aqueles que estão em Cristo Jesus. Enquanto em Efésios, Paulo apresenta a verdade mais elevada, declarando o que temos positivamente “em Cristo”, sendo abençoados “com todas as bênçãos espirituais” n’Ele (Ef 1:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...