terça-feira, 9 de outubro de 2018

4) A PESSOA DESCOBRE QUE HÁ UMA PESSOA DIVINA FORA DELA QUE PODE LIVRÁ-LA (cap. 7:24-25)


4)  A PESSOA DESCOBRE QUE HÁ UMA PESSOA DIVINA FORA DELA QUE PODE LIVRÁ-LA (cap. 7:24-25)

Ao ver a carne como uma entidade separada de si mesmo, mas ainda estando enlaçado por ela, temos uma imagem neste homem com nova vida e natureza que aborrece a velha, e desejando se livrar dela. Ele fala da velha natureza e sua corrupção como se tivesse um corpo humano em decomposição preso às costas. A nova vida é qualquer coisa menos feliz nesse estado. Isso o leva a gritar: “Miserável homem que eu sou!”
Tendo aprendido que não pode haver ajuda vinda de dentro, ele olha para longe de si, para alguém que o livre dessa condição. Ele diz: Quem me livrará do corpo desta morte?” Não é simplesmente que ele procure por libertação, mas procura por um libertador. Isto é importante, pois se simplesmente procurarmos a libertação, poderemos estar inclinados a tentar algum programa de autoajuda, ou procurar algum pensamento “chave” que achamos que nos dará uma vitória instantânea sobre a carne. Muitos crentes sinceros têm estado confusos a esse respeito, e têm buscado libertação da carne pelo ascetismo[1], legalismo, etc. Mas notemos que a questão não é: “Como serei libertado?” Mas Quem me livrará?”.
Quando são aniquilados toda esperança e esforço próprios em busca de uma vida piedosa, e ele olha para “Jesus Cristo nosso Senhor” na fé, ele encontra a libertação. Consequentemente, exulta em agradecimento a Deus; “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor”. Isso nos mostra que a libertação não vem de nossas orações, ou pelo nosso conhecimento das Escrituras, ou por tentar nos afastar dos maus pensamentos, repreendendo-nos a nós mesmos, etc., mas simplesmente desviando o olhar de nós mesmos para Cristo e sendo preenchidos por Ele e Seus interesses. No que diz respeito à vitória sobre este inimigo interior (a carne), precisamos entender que tudo o que precisa ser feito já foi feito pelo Senhor Jesus Cristo.
V. 25 – Tendo experimentado a libertação por olhar para Cristo, ele diz: “Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Esta última afirmação no parêntese é mencionada para mostrar que a alma que recebe libertação ainda tem duas naturezas, e terá estes dois princípios conflitantes em si até que o Senhor venha, ou até que morra. Alguns Cristãos (o Movimento de Santidade do Exército da Salvação, o Metodismo, etc.) pensam erroneamente que, ao receber a libertação, a natureza pecaminosa é “reduzida a cinzas” no crente. No entanto, é um erro pensar que a carne é removida de nós quando obtemos a libertação do pecado. Este aspecto da libertação não é da presença do pecado, mas do poder do pecado. Note novamente: ele usa “eu” quando fala da nova natureza, mas se recusa a usá-la em referência à velha natureza. Ele chama a sua velha natureza de “a carne”, mas não a confessará como “eu”.
 A velha natureza pecaminosa ainda pode nos atrair, mas temos o poder de não ceder a ela. Podemos ser surdos aos seus comandos, cegos às suas tentações e insensíveis ao seu poder. Uma alegoria foi usada para ilustrar isso: uma tripulação de barco à vela está no mar com seu capitão e, por alguma razão, o capitão perde a cabeça e fica furioso. A tripulação não pode tê-lo como seu capitão naquele estado, pois ele é capaz de tirar o navio do curso e afogá-los a todos. Assim, eles o tiram de seu posto e o trancam em sua cabine, e nomeiam outro capitão. Em seu estado enlouquecido, através da janela de sua cabine, o velho capitão ainda dá ordens para sua tripulação, mas ela não escuta porque não o considera mais como seu capitão, e não se apresenta às suas ordens. Eles se apresentaram de uma vez por todas ao novo capitão.


[1]  N. do T.:  Conjunto de rígidas normas disciplinares de conduta, pautadas pela austeridade e pela renúncia aos prazeres corporais e desejos mundanos, como forma de atingir a iluminação espiritual e a perfeição moral e religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...