terça-feira, 23 de outubro de 2018

Sete Formas Externas de Provações que Nada Podem Fazer Nada para Perturbar Nossa Bênção em Cristo


Sete Formas Externas de Provações que Nada Podem Fazer Nada para Perturbar Nossa Bênção em Cristo

Cap. 8:35 –A sétima pergunta é: “A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Estas são sete formas de provações que enfrentamos neste mundo.
  • “Tribulação” – as provações em geral.
  • “Angústia” – angústia mental, medos e fobias.
  • “Perseguição” – sofrendo pela causa de Cristo.
  • “Fome” – falta de comida.
  • “Nudez” – falta em relação às necessidades básicas da vida.
  • “Perigo” – perigos de qualquer tipo.
  • “Espada” – martírio.

Ele conclui que nenhuma dessas coisas pode nos separar do amor de Cristo. De fato, provações, se sofridas no espírito de submissão, na verdade nos aproximam de Cristo e O tornam mais precioso!
Paulo cita o Salmo 44:22 para mostrar que, enquanto a pressão e a provação estão por todos os nossos lados, e possa parecer que somos “reputados como ovelhas para o matadouro”, na verdade somos os que ganham das provações pelas quais passamos. Ele diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aqu’Ele que nos amou” (v. 37). Um vencedor é aquele que fica firme e vence em situação adversa ou de provação. Ser “mais do que vencedores” é não apenas ficar firme nas provações, mas é também ter proveito espiritual com elas. O vencedor adquire muito despojo espiritual da situação, como valiosas lições espirituais aprendidas. Assim, o Cristão que está em um estado correto se beneficia dessas circunstâncias adversas. Davi reconheceu isso e disse: “na angústia me deste largueza” (Sl 4:1). Há pelo menos dez coisas positivas que resultam das provações pelas quais o povo do Senhor passa, se forem tomadas corretamente: 
  • São oportunidades para Deus mostrar Seu poder e graça, sustentando Seu povo em tempos difíceis, e assim manifestar Sua glória (Jó 37:7; Jo 9:3, 11:4).
  • Por meio delas somos levados a conhecer o amor de Deus de maneira mais profunda, e assim somos atraídos para mais perto do Senhor (Rm 5:3-5).
  • Por meio delas somos conformados moralmente à imagem de Cristo (Rm 8:28-29), e assim elas trabalham em direção à nossa perfeição moral (Tg 1:4).
  • Se estivermos andando em caminhos de injustiça, elas são usadas por Deus para corrigir nossos espíritos e nossos caminhos, produzindo assim em nós o fruto pacífico da justiça (Hb 12:5-11).
  • Por meio delas nossa fé é fortalecida (2 Ts 1:3-4).
  • Elas nos ensinam dependência (Sl 119:67-68, 71).
  • Elas nos afastam das coisas terrenas e, assim, nos fazem tornar ao céu; como resultado, a esperança celestial arde mais intensamente em nossos corações (Lc 12:22-40).
  • Elas tornam irmãos mais próximos um do outro (Jó 2:11, 6:14; 1 Cr 7:21-22).
  • As lições que aprendemos ao passar por provações nos permitem ter empatia com os outros de maneira mais eficaz (2 Co1:3-4).
  • Elas nos capacitam para o tema do louvor na glória vindoura (2 Co 4:15-17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...