segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O Considerar em Fé


O Considerar em Fé

Cap. 6:11 – Tendo estabelecido esses fatos doutrinários referentes à libertação, Paulo prossegue para a próxima coisa – o considerar em fé. Ele diz: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado”. Esta é a primeira exortação na epístola e, como toda a exortação, introduz a nossa responsabilidade. Deus quer que sejamos responsavelmente exercitados neste assunto. Devemos “considerar” os fatos que nossa fé abraçou. Ou seja, devemos considerar o que sabemos. É por isso que o conhecimento é importante. Se não soubermos corretamente, não podemos considerar corretamente. Mas uma vez que sabemos, então o considerar que este versículo convoca, torna-se claro para nós.
Como mencionado em nossos comentários no capítulo 4:1-5, “considerar” significa “pensar ou julgar que seja assim”. Em primeiro lugar, devemos aplicar essas coisas a nós mesmos em nossas mentes. Devemos considerar e crer que o que é verdade sobre Cristo é verdade também sobre nós. Uma vez que a ligação de Cristo com o pecado foi rompida por meio da morte, temos o direito, por conta de nossa identificação com Ele, de nos considerarmos como “mortos para o pecado” e, assim, também ter nossas conexões rompidas com o pecado! Isto tem sido ilustrado da seguinte forma: É como um homem que pagou a outro homem uma grande quantia para ir à guerra em seu lugar. Quando o governo lhe escreveu dizendo que aquele homem havia morrido em batalha, e que ele agora teria de ir para a guerra, ele respondeu e disse que não poderia ir porque estava morto. Ele percebeu que tinha o direito de se considerar morto porque seu substituto havia morrido.
Este considerar não deve ser confundido com o considerar do capítulo 4:5. O capítulo 4:5 refere-se a considerar que ocorre na mente de Deus quando cremos no evangelho. Aqui no capítulo 6:11 é o que ocorre na mente do crente em vista da morte de Cristo para o pecado. A história de Isaque e Ismael ilustra isso. Isaque é um tipo de Cristo e Ismael é um tipo da carne. Quando Isaque recebeu seu lugar de direito como filho na casa de Abraão, Deus não mais reconheceu Ismael como filho de Abraão (Gn 21). Depois disso, Ele chamou Isaque de “único filho” de Abraão, embora Ismael ainda estivesse vivo! (Gn 22:2, 12, 16) Isso ilustra a verdade de que Deus não mais reconhece a primeira ordem do homem, segundo carne no crente. Assim sendo, temos o direito de considerar desta forma também. Assim, devemos considerar como Deus considera esse fato.
Um crente poderia dizer: “Mas o pecado não está morto em mim”. Mas o apóstolo não diz que o pecado está morto em nós; ele diz que nós estamos mortos para o pecado. A natureza pecaminosa ainda está em nós e continuará a atrair-nos, mas devemos nos considerar mortos para o pecado. Estamos mortos e, portanto, separados dele. Isso significa que devemos nos ver como separados e dissociados do pecado (o princípio do mal), mesmo que o pecado (a natureza) ainda esteja em nós.
Alguns, tendo lido o que Paulo disse aqui, ficaram pensando: “Agora eu entendi; eu preciso morrer para o pecado para que Cristo possa viver em mim!” Mas isso não é isso que Paulo está ensinando. Ele não está nos exortando a morrer para o pecado; está afirmando que estamos mortos para o pecado – que estamos separados dele. Este é um fato consumado; não é algo que precisamos fazer por um processo de autodisciplina, etc. J. N. Darby observou: “Nunca é dito nas Escrituras que temos de morrer para o pecado” (Collected Writings, vol. 34, pág. 406). Nem deveríamos pensar que a aplicação da verdade de nossa identificação com a morte de Cristo é algo para nos enganar mentalmente; Porém é acreditar em algo que é realmente verdadeiro diante de Deus. Deus julgou o pecado, e Ele não mais o reconhece como sendo nós[1]. Então, devemos acreditar no que Ele diz e agir de acordo com isso.
“Considerar”, como sabemos, tem a ver com a nossa forma de pensar. Paulo está nos mostrando aqui que precisamos raciocinar a partir da perspectiva correta. Quando a tentação se apresenta e a natureza pecaminosa em nós gostaria de responder, não devemos mais raciocinar a partir da perspectiva de quem éramos sob Adão, mas de quem somos sob Cristo. Temos o direito de tratar o pecado como não sendo nós. Podemos dizer – e sinceramente dizer – “Eu não quero essa coisa má...” porque a nova natureza em nós certamente não a quer. (Se, no entanto, permitirmos que a carne aja, devemos nos apropriar do pecado e confessá-lo nosso pecado a Deus, nosso Pai, com verdadeiro arrependimento, e Ele nos restaurará à comunhão Consigo mesmo – 1 Jo 1:9).
O homem sem fé do mundo não entende este princípio. Ele nos diria que estamos apenas mentindo para nós mesmos porque realmente queremos essas coisas más, como qualquer outra pessoa. Mas isto não é um artifício mental, que Paulo está nos dizendo, para brincar conosco; é simplesmente acreditar no que Deus diz sobre nós e raciocinar a partir dessa perspectiva.
Paulo também diz que estamos “vivos para Deus em Cristo Jesus”. Isso mostra que também somos privilegiados por nos considerarmos vivos com Cristo nessa nova esfera de vida onde Ele vive para Deus. Temos uma nova vida de Deus que é adequada para essa esfera de vida onde Cristo está em ressurreição. Assim, devemos viver nessa esfera em comunhão com Deus, e raciocinar a partir da perspectiva do novo “eu”. Este é um privilégio que temos por causa dessa grande verdade.
 Cap. 6:12 – Paulo prossegue e diz: “Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal”. Não podemos impedir que o pecado reine no mundo onde é o mestre de todos, mas por causa do que aconteceu na morte de Cristo, não precisamos deixar que ele “reine” em nossas vidas. Nota: ele não diz: “Não habite, portanto, o pecado em vosso corpo mortal” – porque não nos livraremos da velha natureza do pecado até que o Senhor venha no Arrebatamento. Antes, ele diz: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal”. Isso mostra que, uma vez que Deus providenciou um meio de libertação do pecado pelos princípios que Paulo nos deu, temos a obrigação de recusar ao pecado quaisquer direitos que queira ter sobre nós. O crente é quem segura as rédeas agora; ele pode escolher em qual estado ou esfera deseja viver, e assim é responsável por não permitir que o pecado use seu corpo para suas concupiscências. Portanto, não temos desculpa para deixar o pecado reinar em nossas vidas. Paulo menciona que nossos corpos são “mortais”, que se refere a eles estarem sujeitos à morte, mas há um dia chegando (o Arrebatamento) quando “isto que é mortal se revista [revestirá] da imortalidade” (1 Co 15:53). Então estaremos livres da natureza do pecado e de todos os efeitos que o pecado teve em nossos corpos.




[1] N. do T.: Paulo estava usando a palavra “pecado” para representar a própria pessoa. Então Deus olha para um crente e não o vê mais como sendo dominado pela natureza do pecado; somos vistos em uma nova posição, em uma nova vida, tendo a vida de Cristo e uma nova natureza. Deus não vê a “natureza pecaminosa” como sendo “nós”. Ele vê o verdadeiro “nós” como sendo a vida que está em uma “nova” posição diante dele que não é capaz de pecar. Nossa nova natureza não quer pecar e não pode pecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...