sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Favor e Liberdade


Favor e Liberdade

Não é intenção de Deus deixar aqueles a quem perdoou, justificou e reconciliou neste mundo sob o domínio de suas naturezas caídas pecaminosas, sem poder para andar retamente e em liberdade diante d’Ele. O evangelho não oferece uma isenção do pena do pecado, e então deixa o crente continuar neste mundo sob o poder do pecado. Nesta próxima seção da epístola, Paulo mostra que Deus providenciou para o crente um meio de total libertação da operação da natureza pecaminosa interior, capacitando-o assim a viver uma vida santa para a glória de Deus. Portanto, como mencionado, esta subdivisão nos apresenta o caminho de Deus para a santificação prática.
Nos capítulos 3:21–5:11, vimos o crente colocado diante de Deus em uma posição de “favor” (cap. 5:2 - JND); agora nos capítulos 5:12-8:39, nos é revelado o caminho de Deus de “libertação” do pecado (cap. 6:18). Uma coisa é estar diante de Deus em todo o favor da nova posição na qual a justificação nos coloca, e outra bem diferente é caminhar diante dos homens em libertação do pecado por meio do poder do Espírito Santo.
A verdade revelada nestas duas seções da epístola leva o crente desde a depravação do pecado, à salvação de Deus – mas de diferentes perspectivas. Não é que o crente seja salvo duas vezes; a verdade desenvolvida aqui é apenas uma e é tratada na epístola consecutivamente porque essas coisas, que dizem respeito à experiência, são geralmente aprendidas separadamente. Além disso, se Paulo as tomasse ao mesmo tempo, o leitor provavelmente ficaria confuso; o caminho de Deus é repassar isso duas vezes. W. H. Westcott declarou: “Estas duas seções da epístola, propriamente falando, correm juntas como linhas paralelas; embora o Espírito de Deus tome cada uma separadamente. A segunda seção é sempre necessária para um desfrutar contínuo da primeira. Ainda assim, elas não são frequentemente aprendidas de uma vez e ao mesmo tempo” (A Letter to Rome, pág. 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...