terça-feira, 9 de outubro de 2018

O Propósito da lei


O Propósito da lei

Paulo acaba de nos ensinar que os crentes no Senhor Jesus Cristo não estão debaixo da lei porque estão mortos com Cristo (cap. 7:1-6). Muitos Cristãos aceitam esta verdade intelectualmente, mas acreditam que, embora não estejam sob a lei formalmente, ela é uma boa regra de vida a ser seguida para uma vida santa. Com boas intenções, eles podem tentar viver pelos Dez Mandamentos, ou por algum outro conjunto de regras impostas a si mesmos. Isso é bem intencionado, mas não é o caminho de Deus para a santificação prática.
A pessoa que pensa nessa linha não aprendeu o que Paulo nos ensinou no capítulo 7:5 – a saber, que todos esses esforços são contraproducentes e apenas estimulam a carne. Aqueles que aplicam princípios legais para refrear a carne descobrirão que a carne levantará sua medonha cabeça de uma maneira mais vigorosa do que nunca! Como precisamos aprender esta verdade não apenas doutrinariamente, mas também praticamente, Paulo demonstra este processo neste parêntese nos versículos 7-25.
Toda essa passagem entre parênteses é escrita na primeira pessoa do singular para enfatizar o fato de que cada crente deve aprender por si mesmo que a libertação do poder do pecado não é encontrada no esforço próprio. O versículo 14a é uma exceção porque está falando do que é o conhecimento Cristão normal – “Porque [nós] bem sabemos que a lei é espiritual”. Como regra, na epístola, quando Paulo fala do que é comum aos Cristãos – seja em nossa posição e estado ou o nosso conhecimento – ele dirá: [Nós] temos” (cap. 5:1, 2, 11, etc.) ou [Nós] sabemos” (cap. 7:14, 8:22). Fora essa única exceção, o apóstolo usa “eu” ao longo da passagem para retratar as experiências pessoais de um homem, que embora um filho de Deus, tais não são experiências Cristãs normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...