sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Cabeça Federal


Cabeça Federal

Paulo acrescenta: “por isso que todos pecaram”. A margem na KJV diz: Em quem todos pecaram”. Se esta leitura alternativa puder ser usada, isso mostra que Paulo não estava enfatizando tanto o fato de que todos os homens são culpados por terem pecado pessoalmente (o que certamente é verdade – cap. 3:23), mas que a desobediência de Adão fez toda uma raça de pecadores (v. 19). Quando ele caiu, se tornou a cabeça de uma raça caída (Gn 5:3). Esta frase (“todos pecaram”) está no tempo verbal aoristo em grego, indicando que a desobediência de Adão teve um efeito de uma vez por todas sobre a raça que se desenvolveria sob ele. Isso mostra novamente que Paulo estava vendo Adão como a cabeça federal da raça humana. Subsequentemente, os homens provaram que eles têm a mesma natureza de seu “primeiro pai” porque pecaram como ele (Is 43:27). J. N. Darby disse: “É pela desobediência de um homem que muitos (todos os homens) foram feitos pecadores, e não pelos seus próprios pecados. Sobre pecados, cada um tem os seus: aqui é um estado de pecado comum a todos” (Synopsis of the Books of the Bible, on Romans 5:12). Assim, o pecado (a natureza caída) e a morte na raça humana não são o resultado dos pecados pessoais dos homens, mas sim o resultado da ação de Adão, a cabeça federal da raça humana.
Cabeça federal tem a ver com uma pessoa em um lugar responsável como a cabeça, agindo por e em nome de quem está subordinado a ela. Poderia ser como a cabeça de um Estado, a cabeça de uma família, a cabeça de uma corporação, etc. Por exemplo, quando o presidente de um país assina uma nota como lei, como a cabeça de Estado, ele age por todos os cidadãos de naquele país, e quando a lei é aprovada, é obrigatória a todos no país. A epístola aos Hebreus dá um exemplo da cabeça federal em uma família. O escritor fala de Abraão atuando nesse papel. Ele diz que Levi pagou dízimos a Melquisedeque nos dízimos que Abraão deu a Melquisedeque, embora naquela época Levi ainda nem tivesse nascido na posteridade de Abraão – o que aconteceu cerca de 200 anos depois (Hb 7:9-10). Não obstante, diz-se que Levi “ainda... estava nos lombos de seu pai” quando Melquisedeque recebeu dízimos de Abraão, e assim, Abraão agiu por e em nome de Levi (e sua posteridade) como cabeça federal da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...