terça-feira, 23 de outubro de 2018

2) O RECURSO DA ORAÇÃO E A INTERCESSÃO DO ESPÍRITO (vs. 26-27)


2) O RECURSO DA ORAÇÃO E A INTERCESSÃO DO ESPÍRITO (vs. 26-27)

A segunda coisa que Deus deu para nos sustentar até a hora da nossa redenção final é o recurso da oração e da intercessão ajudadora do Espírito. Paulo diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. À medida que vivemos e nos movemos nesta cena, onde a dor e o sofrimento são sentidos em vários níveis, devido aos efeitos da escravidão da corrupção, podemos nos empenhar na oração, que é uma expressão de que dependemos de Deus nessas provações. Este é o nosso refúgio. O Espírito toma nossa causa para nos “ajudar” em tempos de sofrimento, pois muitas vezes não sabemos pelo que devemos orar em certas situações, mas Ele é capaz de expressar perfeitamente a Deus o que sentimos, embora que sejamos incapazes de articular.
Muitas vezes sem saber temos motivos egoístas por trás de nossas orações, e pedimos ininteligentemente por algo que não é a vontade de Deus. Talvez possamos ver alguém sofrendo, e nossa emoção e piedade humana se elevem em nós, e pedimos algo por eles que não seria o melhor. Mas o Espírito de Deus conhece a profundidade de nossas necessidades e as necessidades dos outros, e faz intercessão “segundo a vontade de Deus” (KJV). Quando Deus “examina” nossos corações, Ele encontra “a intenção do Espírito” formada ali pelo Espírito, embora não possamos expressá-la.
É verdadeiramente algo muito reconfortante saber que o Espírito intercede com “gemidos”. Isso mostra que Ele sente profundamente por nós pelo que estamos passando enquanto sofremos nesta criação gemendo.
Assim, temos três “gemidos” nesta passagem:
  • A criação geme de forma não inteligente (v. 22).
  • O Cristão geme com certa medida de inteligência (v. 23).
  • O Espírito geme com inteligência completa de acordo com a mente de Deus (vs. 26-27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...