terça-feira, 23 de outubro de 2018

A reconciliação do evangelho com as promessas de Deus para Israel


A reconciliação do evangelho com as promessas de Deus para Israel

Esta parte da epístola trata da principal objeção que os judeus têm contra o evangelho que Paulo pregou. Em suas mentes, sua mensagem era que Deus tinha terminado com Israel e que as promessas que Ele fez a Abraão, Isaque e Jacó sobre as bênçãos da nação, eram agora nulas e inválidas. E isso tudo porque Deus, por um capricho, decidiu fazer um novo começo em direção aos gentios com o evangelho!
Como isso é contrário ao que é declarado nas Escrituras do Velho Testamento, que estão repletas de promessas incondicionais em relação à bênção de Israel, os judeus naturalmente rejeitaram o evangelho de Paulo. Os profetas de Israel retratam um dia vindouro quando essa nação será abençoada por Deus sob o reinado de seu Messias. Muitas bênçãos terrenas lhes serão concedidas, tais como: supremacia sobre as nações gentias, riqueza, vida longa, etc. A esperança de todo judeu temente a Deus é fazer parte dessa cena vindoura de glória terrena. Se fosse verdade que Deus tivesse rompido Seu tratamento com Israel e agora tudo estivesse acabado para eles, então Deus teria quebrado Suas promessas! Os judeus sabiam que isso era algo que Deus não poderia fazer, porque Ele estaria negando a Si mesmo (Hb 6:17-18). (E eles estão muito certos sobre isso!) Assim, eles concluíram que o evangelho que Paulo pregava era algo espúrio e herético, e o rejeitaram completamente.
Sabendo que o que ele pregava poderia ser uma pedra de tropeço para os judeus, se não fosse compreendido corretamente, Paulo de imediato vai esclarecer isso corretamente. Nos próximos capítulos (9-11), ele mostra que os judeus tinham informações erradas sobre o que ensinava a respeito do evangelho e das promessas de Deus a Israel. Ele cuidadosamente explica que o evangelho da graça e da glória de Deus (que ele pregava) de maneira alguma anulava, colocava de lado, e nem mesmo tocava as promessas de Deus a Israel. De fato, Paulo ensinou que as promessas que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó ainda permanecem como Deus as deu, e elas serão alcançadas por Israel em um dia vindouro, em um sentido literal – o que é totalmente ortodoxo (rígido) do ponto de vista judaico.
É importante entendermos isto, porque, infelizmente, há instrutores Cristãos (teólogos reformados) que erroneamente ensinam um sistema de doutrina (chamado Teologia da “Substituição” ou “Aliança”) que afirma que as esperanças de Israel são nulas e inválidas! E que as promessas que Deus fez aos patriarcas não serão cumpridas para Israel em um sentido literal! Em vez disso, nos dizem que essas promessas foram cumpridas na Igreja hoje, em algum sentido espiritual! Em vista desses sérios equívocos, o ensino de Paulo nesta parte da epístola tem um duplo propósito hoje. Primeiramente, mostra aos judeus que as promessas de Deus a Israel não foram anuladas nem invalidadas pelo evangelho, e assim todas elas serão cumpridas literalmente, como Deus disse em Sua Palavra. E em segundo lugar, mostra que aqueles que absorveram a Teologia Reformada estão tristemente equivocados com tais ideias a respeito das promessas de Deus a Israel, quais seriam, estarem sendo “espiritualizadas” na Igreja.
Assim, nestes próximos três capítulos, Paulo reconcilia o ensino do evangelho com as promessas de Deus a Israel. Ele cita o Velho Testamento não menos que 30 vezes nesta seção da epístola. Isso mostra que estava escrevendo predominantemente para aqueles que conheciam as Escrituras – ou seja, os judeus. Ele mostra a partir da Palavra de Deus que Deus não voltou atrás em Suas promessas a Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...