terça-feira, 23 de outubro de 2018

FELIZES QUE FLUEM DA APLICAÇÃO OS RESULTADOS DA DOUTRINA DA LIBERTAÇÃO Capítulo 8:1-17


FELIZES QUE FLUEM DA APLICAÇÃO OS RESULTADOS DA DOUTRINA DA LIBERTAÇÃO
Capítulo 8:1-17

O Espírito Santo – O Poder para Libertação e Santificação Prática

A experiência do homem no capítulo anterior terminou com ele regozijando-se em sua libertação do pecado e dando graças a Deus por isso. Embora Paulo tenha nos dito como ele chegou a esse estado feliz – desviando o olhar de si mesmo e colocando-o no “Jesus Cristo nosso Senhor” – ele não explicou por que meio isso foi realizado. Isso é agora retomado no capítulo 8. Neste capítulo, Paulo explica que o poder de libertação vem pelo fato do crente ter a habitação do Espírito Santo. Assim, ele agora entra em uma dissertação sobre a presença e a obra do Espírito Santo no Cristão.
Imediatamente após entrar no capítulo, o leitor notará que os pronomes pessoais – “eu”, “me”, “meu”, “eu mesmo” – frequentemente usados na luta descrita no capítulo 7, aqui quase desaparecem. Isto é instrutivo. Isto nos diz que a verdade no capítulo 8 é apresentada a partir da perspectiva da lição do capítulo 7 tendo sido aprendida – a saber, que o eu não é mais confiável para o poder de se viver uma vida santa. Assim, a luta com a carne é vista como terminada neste capítulo. Há outra coisa que não podemos deixar de notar; o Espírito de Deus, que não é mencionado no capítulo 7, é mencionado muitas vezes aqui. Paulo usa várias expressões diferentes relacionadas ao Espírito para indicar vários aspectos da obra do Espírito no crente.
A mais significativa dessas mudanças que percebemos, quando passamos do capítulo 7 ao 8, é que o homem lutando no capítulo 7 (embora tenha uma nova vida) não tem nem poder para viver essa vida, nem um objeto para seu coração. Mas no capítulo 8, temos ambos – Cristo no alto é o Objeto do crente e o Espírito Santo é o poder do crente. Essas duas coisas caracterizam o Cristianismo – um Homem glorificado (Cristo) no céu e o Espírito de Deus habitando na Terra nos crentes (Jo 7:39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...