terça-feira, 23 de outubro de 2018

No Presente Há Um Remanescente da Nação Que Acreditou No Evangelho e Foi Abençoado


No Presente Há Um Remanescente da Nação Que Acreditou No Evangelho e Foi Abençoado

Cap.11:1-6 –  A primeira prova de que Deus não rejeitou completamente o Seu povo (Israel) é que há atualmente “um remanescente” de judeus que creram no evangelho da graça de Deus. Paulo, na verdade, é um exemplo. Ele diz: “porque também eu sou israelita, da descendência d'Abraão, da tribo de Benjamim” (v. 1). Mesmo que a massa da nação tenha sido cegada pela incredulidade, ainda há um remanescente de indivíduos eleitos que creram, os quais Deus reservou para Si mesmo, como tinha nos dias de Elias. Essa “eleição da graça” são as primícias da nação e são uma promessa da restauração definitiva de Israel em um dia vindouro (Ef 1:12). Isso mostra que quando os homens falham em sua responsabilidade, Deus mantém Sua soberania e assegura um remanescente que crê. Ele não permitirá que Seu propósito de abençoar seja frustrado (Jó 42:2; Is 46:10). Assim, a eleição de judeus crentes no tempo presente é completamente uma obra de graça soberana.
Cap.11:7-10 – Enquanto o remanescente eleito da nação entrou na bênção, a massa foi judicialmente “endurecida [cegada – JND]. Esse endurecimento não deveria ser uma surpresa para os judeus, porque suas próprias Escrituras afirmam que isso aconteceria! Paulo cita Isaías 29:10: “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem” (v. 8). Ele também cita Davi, que profeticamente proferiu a oração rogatória do Messias na cruz quando foi rejeitado pelo povo: “Torne-se-lhes a mesa diante deles [o sistema sacrificial deles] em laço; E quando estiverem seguros, sejam-lhes armadilha. Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam; E faze que os seus lombos tremam constantemente” (Sl 69:22-23 – ATB). (Veja também Is 6:9-10 com Jo 12:39-41, e também 2 Co 3:14-15.) Assim, este endurecimento é um juízo governamental de Deus sobre a nação como um todo, mas indivíduos entre eles podem ainda vir a Cristo com fé e serem abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...