quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Resumo Tríplice do Indiciamento


Resumo Tríplice do Indiciamento 
  • Vs. 10-12 O que o homem é – depravado em caráter (seu caminho).
  • Vs. 13-14 O que o homem diz – depravado na conversação (suas palavras).
  • Vs. 15-18 O que o homem faz – depravado na conduta (suas obras). 

Assim, Paulo não apenas colocou acusações diante de Deus contra toda a raça humana em relação à sua culpa, mas também provou – com 14 denúncias – que as acusações são verdadeiras! (Esses pontos sobre a depravação do homem são citações de sete escrituras do Velho Testamento – Sl 14:1-3, 5:9, 140:3, 50:19, 10:7; Is 59:7-8; Sl 36:1).
Cap. 3:19 – Paulo conclui dizendo: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz,  para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus”. Seu ponto aqui é que quando Deus deu a Lei a Israel, estava usando Israel como uma amostra de toda a raça humana. Quando a Lei provou que Israel estava em completo fracasso, Deus corretamente concluiu que todos (judeus e gentios) ficaram aquém de Seus santos padrões. Isso se baseia no uso de Paulo da expressão “para que”. As coisas que a Lei disse a Israel sobre o fracasso deles, implicaram o mundo inteiro como culpado. W. Macdonald ilustrou este ponto dizendo: “É o mesmo quando um inspetor de saúde pega um tubo de ensaio de água de um poço e testa a água e a encontra poluída; ele então declara o poço todo poluído”. Se a lei provou que Israel ficou aquém, provou que toda a raça humana ficou aquém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...