sábado, 15 de setembro de 2018

A IRA DE DEUS (v. 18)

A IRA DE DEUS (v. 18)

Em terceiro lugar, o evangelho revela a verdade sobre “a ira de Deus”. Isso tem a ver com porque os homens precisam crer nas boas novas de Deus. A resposta simples é que se uma pessoa não receber o Senhor Jesus Cristo (o divino Emissário do pecado) como seu Salvador, então terá de suportar o juízo de seus próprios pecados, porque os pecados devem ser tratados com justiça. Porque Deus passar indefinidamente sobre o pecado seria uma negação do que Ele é na essência do Seu ser como um Deus santo e justo. A ira de Deus, portanto, será manifestada “sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. Esse fato agora é “revelado do céu” (JND) no evangelho. O castigo eterno não foi anunciado no Velho Testamento. O Senhor Jesus anunciou isto a primeira vez em Seu ministério público (Mt 5:22, etc.), e este fato solene é anunciado no evangelho.
Embora a ira de Deus tenha sido “revelada”, ela ainda não foi executada. Enquanto isso, antes que o juízo desça, Deus está agindo em paciente misericórdia para com os pecadores, chamando-os para virem a Cristo para a salvação. Assim, a misericórdia, de um modo geral, foi mostrada a toda a humanidade (Rm 11:32), mas a pessoa que recebe a Cristo como seu Salvador experimenta a misericórdia especial de Deus (1 Tm 1:13; Tt 3:5).
Misericórdia é não recebermos o que merecemos. Certamente merecemos ser julgados por nossos pecados, mas Deus graciosamente exerce Sua misericórdia sobre aqueles que creem e os livra do julgamento, porque Ele tem um resgate (um pagamento integral) na obra consumada de Cristo na cruz (Jó 33:24; Mt 20:28, 1 Tm 2:6). Graça, por outro lado, é recebermos o que não merecemos. O crente recebe a salvação e muitas bênçãos espirituais que certamente não merece, mas tal é o coração doador de Deus (Ef 1:3).
Por isso, as proclamações de avisos sobre o juízo vindouro são tornados conhecidos no evangelho. É dito às pessoas que a cruz não mudou a mente de Deus sobre o pecado; ele tem que ser julgado. Assim, o evangelho revela o fato solene da ira de Deus contra o pecado.
Assim, nesses versículos introdutórios (vs. 1-17), Paulo apresentou uma cadeia de fatos importantes sobre o evangelho que todos precisamos entender. Ele mencionou: 
  • fonte do evangelho – Ele é “de Deus” (v. 1).
  • assunto do evangelho – Diz respeito a “Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (v. 3 – KJV).
  • escopo do evangelho – Ele é para todas as pessoas de “todas as nações” (v. 5 – ATB).
  • conteúdo do evangelho – Ele anuncia “o poder de Deus”, que tem a ver com o que Deus pode fazer pelos pecadores que creem; “a justiça de Deus”, que tem a ver com como Deus é capaz de salvar os pecadores sem comprometer Sua santidade; e “a ira de Deus”, que explica porque os pecadores precisam crer no evangelho – a justiça divina exige que o pecado seja julgado (vs. 16-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...