domingo, 16 de setembro de 2018

3) O HOMEM SE VOLTA À VIOLÊNCIA E À INJUSTIÇA SOCIAL (cap. 1:28-32)

3) O HOMEM SE VOLTA À VIOLÊNCIA E À INJUSTIÇA SOCIAL (cap. 1:28-32) – Uma terceira consequência dos homens dando as costas ao conhecimento de Deus na criação é que começaram a cometer todos os tipos de pecados antissociais contra seus semelhantes – violência e injustiça, etc. Paulo continua a dar uma lista definitiva de mais de 20 desses pecados. (“Fornicação” está nesta lista na KJV, mas não está no texto grego porque a série anterior de versículos já abordou isso. Estes versículos estão tratando de pecados antissociais – por exemplo, malícia, raiva, violência, engano, etc.). O comportamento em que o mundo pagão se degenerou mostra que a justiça prática não será encontrada entre os homens que não “se importaram de ter conhecimento de Deus”.  

Os pagãos abandonaram Deus de três maneiras
  • Em sua teologia (pecado contra Deus) – idolatria (vs. 21-23).
  • Em sua moralidade (pecado contra seus próprios corpos) – homossexualidade (vs. 24-27).
  • Em sua vida social (pecado contra seus semelhantes) – violência e corrupção (vs. 28-32).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Assim, no capítulo 1, o apóstolo mostrou conclusivamente que os pagãos são culpados e precisam ser salvos do castigo de seus pecados. A beleza da mensagem do evangelho – a qual veremos – é que, embora os pagãos tenham se colocado em uma condição aparentemente sem esperança, ainda não estão além do alcance da graça de Deus. “Deus os entregou” para fazerem aquelas coisas vis, como um juízo governamental (que tem a ver apenas com o tempo), mas Ele não desistiu deles no que diz respeito à eternidade – eles ainda podem ser salvos. Paulo passa a mostrar (nos capítulos 3:21 a 5:11) que Deus ama todos os pecadores e que Ele pode e salva pessoas dessa classe de homens. Alguns dos Coríntios foram uma vez desse caráter, e Deus na graça os salvou (1 Co 6:9-11). Mesmo que o evangelho não os tenha alcançado em suas vidas, os pagãos receberam um testemunho suficiente de Deus na criação para fazer com que qualquer um que tenha fé se desvie de seus pecados e tema “a Deus” e faça “o que é justo” – e assim Lhe seriam “agradáveis [aceitos – ATB]e salvos do juízo (At 10:34-35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...