sábado, 15 de setembro de 2018

A JUSTIÇA DE DEUS (v. 17)

A JUSTIÇA DE DEUS (v. 17)


Em segundo lugar, o evangelho revela “a justiça de Deus”. Isso tem a ver com como Deus é capaz de salvar os pecadores sem comprometer o que Ele é em Si mesmo. A justiça de Deus diz respeito a Deus agindo em amor para salvar pecadores e, ao mesmo tempo, não abrindo mão do que Ele é como um Deus santo e justo.
O pecado do homem aparentemente colocou Deus em um dilema. Visto que “Deus é amor” (1 Jo 4:9), Sua própria natureza reivindica a bênção do homem, pois Ele ama todos os homens (Jo 3:16). Mas, ao mesmo tempo, “Deus é luz” (1 Jo 1:5), e assim Sua natureza santa exige justamente que o homem seja julgado por seus pecados (Hb 2:2). Se Deus agisse de acordo com Seu coração de amor e trouxesse homens para a bênção sem tratar dos seus pecados, Ele deixaria de ser santo e justo. Por outro lado, se Deus agisse de acordo com Sua natureza santa e julgasse os homens de acordo com as reivindicações da justiça divina, todos os homens seriam justamente enviados para o inferno, e ninguém seria salvo – e o amor de Deus permaneceria desconhecido. Como então Deus pode salvar os homens e ainda permanecer justo? É isso que o evangelho anuncia. Ele declara a justiça de Deus e revela as boas novas de que Ele encontrou uma maneira de satisfazer Suas reivindicações santas contra o pecado, e também de poder alcançar em amor para salvar os pecadores que creem. Assim, Deus é apresentado no evangelho como sendo “justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (cap. 3:26). (A justiça de Deus será explicada com mais detalhes em nossos comentários do capítulo 3:21-31).
Paulo diz que as bênçãos do evangelho são possuídas “no princípio de fé em fé” (JND). Isto é, a salvação do começo ao fim é algo que só é recebido pela fé. Isso exclui completamente o princípio das obras. O capítulo 4:5 confirma isso. Ele diz que “àquele que não pratica, mas crê naqu’Ele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Também, Efésios 2:8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Paulo cita Habacuque 2:4 para mostrar que bênção pelo princípio da fé não é algo novo. Os “justos” em todas as épocas anteriores foram abençoados apenas sob esse princípio. Hebreus 11 atesta esse fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...