quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O Veredito


O Veredito

Assim, seguindo as imagens do tribunal que Paulo tem usado, a oportunidade – por assim dizer – é dada para aqueles sob acusação, fazerem sua defesa. No entanto, a evidência é tão esmagadora contra toda a humanidade que “toda a boca” é “fechada” e todo o mundo permanece “condenável diante de Deus”.
Cap. 3:20 – Tendo sido provado como culpado, o acusado pode pensar que pode apelar da sentença com base em suas (supostas) boas obras por guardar a lei. Mas Paulo contrapõe isso mostrando que não há chance de se apelar com base nisso, porque “nenhuma carne será justificada diante d’Ele pelas obras da lei”. Jó também condena qualquer tentativa de justificação própria diante de Deus. Ele diz: “Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se reto me disser, então me declarará perverso” (Jó 9:20).
        Isso leva Paulo a fazer uma última observação sobre o propósito da lei. Ele diz: “porque pela lei vem o conhecimento do pecado”. Para esclarecer qualquer mal-entendido, ele afirma que a Lei não foi dada aos homens para que pudessem se justificar, mas para que tivessem “o conhecimento do pecado”. Quando a lei é aplicada aos homens como o padrão santo de Deus, ela testemunha o fato de que todos os homens são pecadores totalmente arruinados. Da mesma forma, um carpinteiro usará um nível para estabelecer uma linha reta, a partir da qual irá construir um projeto. Ao estabelecer um plano nivelado, poderá determinar se os outros componentes com os quais está trabalhando são adequados, comparando-os com a linha reta. Novamente, um espelho é útil para ver se nossos rostos estão sujos, mas não pode lavar nossos rostos sujos; não foi feito para esse propósito. Logo, a Lei foi dada para convencer os homens de seus pecados e ajudá-los a ver sua pecaminosidade mais claramente (cap. 5:20). Ela não pode e nunca pretendeu salvar homens do julgamento de seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...