domingo, 16 de setembro de 2018

OS JUDEUS ILUMINADOS O homem religioso favorecido com a palavra de Deus está sob a sentença do juízo divino


OS JUDEUS ILUMINADOS
O homem religioso favorecido com a palavra de Deus está sob a sentença do juízo divino

Capítulos 2:17–3:8
Paulo prossegue e diz: “Eis que tu que tens por sobrenome judeu...”. Ao se voltar para falar aos judeus, fica claro que ele passou para a terceira classe de homens na raça humana. Agora é a vez dos judeus esclarecidos serem intimados para o tribunal de Deus. Até agora, no indiciamento de Paulo, os judeus teriam concordado com tudo o que ele disse sobre os gentios que mereciam estar sob a sentença do juízo de Deus. Mas agora, nessa passagem, Paulo prossegue mostrando que os judeus não deveriam pensar que estavam isentos de alguma forma. Eles também são culpados e estão sob a sentença do juízo divino porque além de terem o testemunho da criação e o testemunho de suas consciências, também têm o testemunho da “lei” de Deus – as Escrituras do Velho Testamento.
Por terem recebido privilégios especiais de Deus, os judeus têm uma falsa sensação de segurança em relação ao julgamento. Essa falsa segurança é baseada em um mal-entendido de três coisas: 
  • Eles eram descendentes de Abraão (Jo 8:33).
  • Eles eram os guardiões da Lei (Rm 3:2).
  • Eles eram circuncidados (Gn 17:11). 

Assim, os judeus confiavam em sua hereditariedade, em seu conhecimento e em uma ordenança. Eles achavam que essas coisas garantiam que não seriam condenados quando saíssem deste mundo. Nesta próxima série de versículos, Paulo retoma essas três coisas, uma de cada vez, e mostra que nem a “lei”, nem a “circuncisão”, nem ser um “judeu” podem abrigar uma pessoa do castigo de seus pecados. De fato, ele mostra que aqueles sinais exteriores do favor de Deus na verdade tornam os judeus mais responsáveis ​​do que os gentios que foram menos privilegiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...