domingo, 16 de setembro de 2018

OS GENTIOS NÃO CIVILIZADOS Os Pagãos estão sob a sentença do julgamento divino


OS GENTIOS NÃO CIVILIZADOS
Os Pagãos estão sob a sentença do juízo Divino

Capítulo 1:19-32
Como Deus não julga injustamente, Paulo prossegue dando a razão pela qual os pagãos (o mundo pagão) estão sob a sentença do juízo divino. Simplificando, eles ignoraram a revelação de Deus na criação.
Cap. 1:19-20 – O mundo pagão está sob juízo “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. O contexto aqui mostra que Paulo está se referindo àqueles que não são alcançados pelo evangelho de Cristo e, portanto, nada sabem sobre o obra consumada de Cristo na cruz. Deus seria injusto em responsabilizar essas pessoas por não crerem no evangelho de Sua graça quando elas nunca o ouviram! Eles estão sob juízo por uma razão diferente – eles ignoraram a revelação que Deus lhes deu de Si mesmo na criação.
O uso de Paulo da palavra “mundo” no versículo 20 é “cosmos” no grego. Literalmente significa “ordem”. Isso indica que a criação tem um desenho ordenado (que vemos por toda parte) e, portanto, atesta a existência de um Desenhista ordenado. Como a criação prova a existência de um Criador, Deus revelou-Se claramente aos homens. O Salmo 19:1 declara: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos; Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite”. Isto mostra que a criação tem uma voz; ela está nos falando da glória de Deus. Ao olhar para a criação (não apenas os céus, mas também a Terra), todo homem e mulher honestos saberão que Deus existe. É uma revelação limitada de Deus; no entanto, é o suficiente para fazer os homens responsáveis para com Ele “com Quem temos de tratar” (Hb 4:13). Há três coisas principais que a criação nos ensina sobre Deus:

  • Ele é todo-poderoso (Rm 1:20 – “Seu eterno poder, como a Sua divindade”). Olhando para o universo, toda pessoa sóbria concluirá que apenas Alguém com enorme poder poderia trazer à existência algo tão vasto.
  • Ele é infinitamente sábio e inteligente (Sl 147:4-5 – “Seu entendimento é infinito”). Olhando para o universo, toda pessoa sóbria concluirá que apenas Alguém com conhecimento surpreendente poderia projetar algo tão intrincado e fazê-lo funcionar tão perfeitamente.
  • Ele é bom (At 14:17 – “E contudo, não Se deixou a Si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”). Olhando para o cuidado que Deus tem para com Suas criaturas, podemos concluir corretamente que Ele é um bom Deus. (Existem algumas exceções; ocasionalmente Ele permite que catástrofes naturais, fomes, doenças, etc., ocorram em lugares específicos por razões específicas, mas no quadro geral, tal não é a atividade normal de Deus para com Suas criaturas.)


A criação, no entanto, não nos diz que “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito” (Jo 3:16), o que somente é conhecido pelo evangelho da graça de Deus. Mas há revelação de Deus o suficiente na criação para fazer com que os homens O temam e se afastem de sua injustiça. Pedro afirma esse fato em Atos 10:35. Falando dos gentios não evangelizados, ele disse: “Mas que Lhe é agradável [aceito – ATB] aquele que, em qualquer nação, o teme e obra o que é justo”. Assim, os homens podem e serão livrados do juízo eterno de seus pecados, se em fé eles simplesmente temerem a Deus e praticarem a justiça. Todos esses estarão seguros entre os redimidos no céu, mesmo que não tenham ouvido falar da obra consumada de Cristo na cruz. Isso não quer dizer que as pessoas possam chegar ao céu fazendo boas obras, mas que, se uma pessoa tiver verdadeira fé, isso se evidenciará em obras. Esses crentes não seriam parte da Igreja de Deus, que é uma companhia especial de pessoas abençoadas que creram no evangelho e foram seladas com o Espírito Santo e, portanto, fazem parte do corpo e da noiva de Cristo. Mas todos os que creem pelo simples testemunho da criação são parte da vasta “família” de Deus (Ef 3:15). Eles têm um lugar em sendo amigos do Noivo (Jo 3:29 – JND).
A Divindade refere-se ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. A revelação limitada de Deus na criação não revela as três Pessoas na Divindade; tal requereria a vinda do Filho de Deus ao mundo para tornar conhecida esta verdade (Jo 1:18).
O argumento de Paulo aqui, no entanto, é que os pagãos não responderam em fé a essa revelação de Deus, e estão, portanto, sob a sentença de juízo. Eles são “inescusáveis” porque tiveram o testemunho da criação.

As consequências de ignorar-se a revelação de Deus na criação
Paulo prossegue mostrando que há sérias consequências morais e espirituais que resultam quando os homens ignoram intencionalmente a revelação que Deus deu de Si mesmo na criação. Ele menciona três coisas devastadoras que surgem entre os homens que deram as costas a Deus. Essas coisas explicam como os pagãos ingressaram em sua condição depravada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...