domingo, 30 de setembro de 2018

Propiciação


Propiciação

Em ambos os casos, a justiça de Deus foi demonstrada no único ato de Cristo de “propiciação”. Propiciação (Rm 3:25; Hb 2:17; 1 Jo 2:2; 4:10) refere-se à parte da obra de Cristo na cruz, que satisfez plenamente as reivindicações da justiça divina contra o pecado. É a parte de Deus na obra de Cristo e, por meio dela, a natureza santa de Deus exigiu o que lhe era devido em relação aos nossos pecados e a toda a propagação do pecado na criação em geral. A obra consumada de Cristo inclui Seus sofrimentos expiatórios, Sua morte e Seu derramamento de sangue. Essas três coisas são distinguidas nas Escrituras, mas nunca inteiramente separadas umas das outras. Assim, elas devem sempre ser vistas como uma só obra. estudantes da Bíblia caíram em erro ao separar essas coisas umas das outras.
J. N. Darby afirma em sua nota de rodapé no versículo 25 que a palavra traduzida como “propiciação” na KJV também poderia ser traduzida como “propiciatório”. O argumento de Paulo aqui é que Deus estabeleceu Cristo como o propiciatório no testemunho do evangelho – não para a visão física do homem, mas para os olhos da fé. Podemos nos perguntar o que isso significa, mas é bem simples. O propiciatório no sistema de sacrifício do Velho Testamento era o lugar onde Deus Se encontrava com Seu povo com base no sangue de uma vítima – um sacrifício (Êx 25:22 – “ali te encontrarei” (JND); Lv 16:14). Isso ilustra (em tipo) o que anunciamos no testemunho do evangelho. Cristo estabelecido como o “propiciatório” no evangelho é o anúncio de que Deus é agora capaz Se encontrar com o pecador e abençoá-lo pelos méritos do sacrifício de Cristo. Este é o grande resultado da propiciação ter sido feita. Cristo não poderia ser estabelecido como tal até que Sua obra na cruz fosse consumada. Mas agora, uma vez que Deus triunfou no que Cristo realizou, Cristo (com Sua obra consumada) é o divino lugar de reunião para que todos no mundo venham e sejam salvos. Alguns pregadores dizem: “Deus encontrará o pecador na cruz”. Seria melhor dizer que Ele encontra o pecador que tem fé em Cristo, no alto, como o Propiciatório. Cristo não está na cruz hoje; portanto, o pecador que deseja ser salvo não vem a um Salvador que está morrendo numa cruz, mas a um Salvador ressuscitado no alto em glória. Ele está lá hoje como um Objeto de testemunho para que todos possam crer. De acordo com isso, os apóstolos pregaram a Cristo como Salvador ressurreto em todo o livro de Atos (At 4:10-12, 5:29-32, 10:38-43, 13:22-39, 16:31).
Paulo acrescenta: “pela fé no Seu sangue”. O sangue de Cristo é o símbolo da obra consumada de Cristo (Jo 19:30, 34). Ter fé em Seu sangue, portanto, significa que temos fé no que Ele realizou em Sua morte de sacrifício. O pecador que vem a Cristo para a salvação deve crer que o que Cristo realizou em Sua morte foi pessoalmente para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...