domingo, 30 de setembro de 2018

O Princípio da Fé


O Princípio da Fé



Cap. 3:27-31 – Nos versículos finais do capítulo 3, Paulo explica a parte da fé na justificação do crente. Ele já mencionou “a justiça de Deus pela fé” (v. 22) e “a fé no Seu sangue” (v. 25), e deixou claro que as bênçãos do evangelho só são apropriadas “segundo o princípio da fé” (JND) (cap. 1:17, 3:30, 4:16, 5:1). Assim, o evangelho é tão simples que tudo o que uma pessoa precisa fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e será salvo e justificado (At 13:38-39, 16:31).
Contudo, mesmo neste caso, não devemos pensar que nossa fé nos fez merecer nossa justificação. Paulo deixa claro nestes versículos que é pela fé, assim a jactância (presunção) é “excluída”. Nossa fé não é um trabalho meritório. De fato, em Efésios 2:8, ele afirma que nossa fé “não vem de vós; é dom de Deus”. Já que vem tudo de Deus, Ele deve receber todo o crédito. Se a fé fosse uma coisa meritória, então uma pessoa teria algo para se “gloriar”. Ele poderia dizer: “Outros não tiveram fé para crer, mas eu tive, e Deus me salvou por causa da minha fé!” Isso, no entanto, seria atribuir a nós mesmos algum crédito por nossa salvação.
 Nem devemos pensar que chorando, confessando, arrependendo, orações sinceras, etc., nos fará merecedores da salvação. Essas coisas podem acompanhar a conversão de uma pessoa para Cristo, mas a salvação não é obtida por elas. Sejamos claros: “fé” não é o assunto do evangelho. O assunto do evangelho é Cristo e Sua obra consumada. Assim, Paulo mostra que a justificação do crente não tem nada a ver com “obras”. Todo orgulho da parte do homem, portanto, é completamente excluído. As obras exaltam o homem, mas a fé exalta a Deus.
    Nos versículos 29-30, Paulo mostra que a justificação não é apenas para os judeus (“a circuncisão”), mas para todos os que creem no evangelho – incluindo os gentios (“a incircuncisão”). Isso mostra que Deus não é restritivo quando se trata de oferecer salvação aos homens e salvar pessoas de todas as três esferas da raça humana.
V. 31 – Para que os judeus não pensassem que estava ignorando ou menosprezando a lei, Paulo diz: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei” (v. 31). O evangelho não anula os santos padrões da Lei; a Lei enfatiza o fato de que os homens ficaram aquém dela. Deste modo, a Lei complementa o evangelho ao provar que os homens pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Por isso, o evangelho sustenta as santas exigências da lei. Isso mostra que os homens são pecadores e, portanto, precisam de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...