sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Duas Partes para Justificação


Duas Partes para Justificação

Existem duas partes para a justificação: um lado negativo e um lado positivo. 
  • O lado negativo tem a ver com ser absolvido “de tudo” – ou seja, das acusações de pecado contra nós (At 13:39).
  • O lado positivo tem a ver com o crente estando em uma posição inteiramente nova diante de Deus em Cristo, onde nenhuma outra acusação pode ser trazida contra ele (Gl 2:17 – “justificados em Cristo”). H. E. Hayhoe observou: “A justificação no Cristianismo sempre leva o crente a uma nova posição diante de Deus. O crente é justificado como sendo ‘em Cristo’ diante de Deus” (Present Truth for Christians, pág. 22). O crente não apenas está em uma nova posição diante de Deus, ele está lá com uma vida inteiramente nova e está em uma condição inteiramente nova que é sem pecado. Isso é chamado de “justificação de vida” (Rm 5:18). 

Justificar os pecadores é algo que somente Deus pode fazer. A Lei pode justificar os justos (1 Rs 8:32), mas desde que não há nenhum justo, a Lei nunca justificou ninguém. Mas o evangelho declara que Deus, em perfeita justiça, pode justificar os ímpios que creem em Jesus (cap. 4:5).
Alguns dirão que justificado significa “como se eu nunca tivesse pecado”. Mas esta definição está longe da verdade da justificação. Colocar os homens em uma posição onde eles nunca pecaram seria colocá-los de volta no terreno da inocência, igual àquela em que Adão estava no Jardim do Éden. Adão caiu naquele terreno, e nós poderíamos também cair, se fôssemos colocados lá! A justificação nos coloca em um lugar muito mais alto do que o da inocência. Por isso estamos em uma nova posição diante de Deus “em Cristo” (Gl 2:17) com uma vida inteiramente nova que é sem pecado, nem pode pecar. Não podemos cair deste lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...