domingo, 16 de setembro de 2018

OS GENTIOS CULTOS Os gentios civilizados Estão sob a Sentença do Juízo Divino


OS GENTIOS CULTOS
Os gentios civilizados Estão sob a Sentença do Juízo Divino

Capítulo 2:1-16
Tomando uma visão transversal dos gentios, podemos ver que nem todos eles são incivilizados, como descritos no capítulo 1. Uma grande parte do mundo gentio é bastante civilizada, educada e aparentemente moralmente correta. Para que nenhum destes pense que estão isentos de julgamento, porque aparentemente parecem melhores do que os do capítulo 1, Paulo convoca essa classe de homens para o tribunal de Deus. Agora é a vez de eles serem examinados sob o olho de Deus que tudo vê.
Cap. 2:1-16 – Essa classe civilizada de pessoas olha com indignação e repúdio à obscenidade do ignorante mundo pagão e aparentemente se distancia dele. Entretanto, suas vidas privadas (e pensamentos) não são realmente mais santas ou mais limpas do que as de quem condenam. Paulo, portanto, repreende esses gentios por acharem que são melhores do que os gentios degradados do capítulo 1. Ele diz: “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo” (v. 1). Essas pessoas estavam fazendo as mesmas coisas que as do capítulo 1, mas em um contexto de refinamento e respeitabilidade externa! Mostra-nos que educação e cultura não preservam a pessoa da condescendência com a carne. Reconhecer o mal e julgá-lo nos outros não dá à pessoa o poder de superar o mal em sua própria vida.
O fato de essas pessoas serem capazes de julgar os pagãos no capítulo 1 mostra que sabem a diferença entre certo e errado. Isso significa que suas consciências (que dá à pessoa o conhecimento do bem e do mal – Gn 3:5) estão funcionando. Assim, Paulo mostra que esta classe de homens é realmente mais culpada do que os pagãos do capítulo 1, porque eles não apenas têm o testemunho da criação, mas também o testemunho de “sua consciência” (v. 15). Eles são mais responsáveis ​​porque tiveram mais luz e, portanto, correm risco de maior juízo se não responderem com fé a esses testemunhos.
A grande consequência desses testemunhos de Deus (criação e consciência) serem ignorados é que o homem não apenas faz as coisas mencionadas no capítulo 1, mas também se torna crítico e hipócrita. Ele pode criticar os outros por fazerem coisas más, sem levar em consideração que ele mesmo fez “as mesmas coisas” (vs. 1 e 3).
É importante ver nesses capítulos que Paulo não está dividindo o mundo gentio de acordo com os tipos de pecados que os homens cometem, porque ambos os grupos de gentios cometem os mesmos pecados. De fato, alguns dos judeus (a próxima classe de homens que Paulo considera) também estavam fazendo essas coisas (1 Rs 14:24, 15:12, 22:46). Antes, Paulo está dividindo a humanidade de acordo com o grau de luz que os homens receberam. Os pecadores do capítulo 2 cometem os mesmos pecados que os pecadores no capítulo 1 – a única diferença é que eles os fazem de maneira aparentemente civilizada. Aqueles no capítulo 1, por outro lado, fazem essas coisas em franca vergonha e imundícia, e muitas vezes misturadas com as superstições ignorantes da idolatria. (Assim, não colocaríamos a comunidade homossexual da América no capítulo 1, mas no capítulo 2. Essas pessoas vivem no contexto de terem sido educadas e civilizadas, e são bem capazes de externamente se comportarem em sociedade de maneira aparentemente correta).  É também importante entender que Paulo não está dizendo que cada pessoa nessas categorias comete todos os pecados que menciona; ele está falando do que caracteriza essas classes de pessoas em geral. Mesmo dentro dessas classes, algumas têm mais luz do que outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...