Duas Visões Diferentes do Homem na Carne nas
Epístolas de Paulo
A
condição caída do homem é vista de duas
maneiras diferentes nas epístolas de Paulo:
- Em Efésios e Colossenses, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2:1-3; Cl 2:13).
- Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).
Além
disso, em Romanos, o próprio Cristo é visto como vivo na Terra, nascido da descendência
de Davi segundo a carne, e declarado Filho de Deus (Rm 1:3-4). Enquanto que em
Efésios e Colossenses, Cristo é visto como morto, e o poder de Deus tendo sido manifestado
n’Ele, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O assentar à direita de Deus
(Ef 1:19-21 –ATB; Cl 1:18, 2:12).
O
remédio para a dupla condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua
ressurreição. Em Romanos o homem é visto como vivendo na Terra como um pecador
culpado diante de Deus. Ele está tão afetado pela desordem de seus pecados, e
sob o domínio de sua natureza pecaminosa, que não tem poder para deter o curso
pecaminoso de sua vida. A maneira de Deus libertá-lo de sua condição lastimável
é colocá-lo na morte. Esta é a linha da verdade desenvolvida em Romanos. A
morte de Cristo é introduzida (e nossa identificação com ela) como o remédio
para essa condição. Cristo morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para
tirar os pecados do crente, e também para judicialmente pôr fim ao pecador
diante de Deus, e assim quebrar sua ligação com essa condição em que ele vive
(Rm 6:1-11; Gl 2:20). Mas em Efésios, o homem é visto como morto em delitos e
pecados (Ef 2:1), e o remédio para ele é encontrado no poder de Deus, que ressuscitou
Cristo de entre os mortos (Ef 1:19-21), e que age para vivificá-lo juntamente
com Cristo (Ef 2:5). Assim, ele é liberto do estado de morte no qual ele estava
preso.
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