sábado, 15 de setembro de 2018

As Três Grandes Esferas da Raça Humana Estão sob a Sentença do Julgamento Divino


As Três Grandes Esferas da Raça Humana Estão sob a Sentença do Julgamento Divino

O capítulo 1:18 figura como um título para essa subdivisão em relação à injustiça do homem. Ele menciona três aspectos da depravação do homem, que se correlacionam com as três esferas de toda a raça humana em que Paulo está prestes a dividir a humanidade. Ele mostra que a ira de Deus é contra: 
  • “Toda a impiedade” – É uma referência aos pagãos moralmente degradados – isto é, o mundo pagão. Isso será retomado no capítulo 1:19-32.
  • “A injustiça dos homens” – Esta é uma referência ao grego civilizado – isto é, o mundo educado e culto. Isso será retomado no capítulo 2:1-16.
  • Aqueles “que detêm a verdade em injustiça” – Esta é uma referência ao judeu iluminado. Isso será retomado nos capítulos 2:17-3:8.

 Assim, Paulo divide a raça humana em categorias principais que correspondem ao grau de luz que cada um recebeu de Deus. Ao fazê-lo, responde indiretamente à frequente pergunta: “E aqueles que nunca ouviram – eles perecerão em uma eternidade perdida?” A resposta é que não existe essa classe de pessoas no mundo que nunca ouviu falar. Todos tiveram alguma luz (testemunho) de Deus, independentemente de quando ou onde viveram na Terra. Portanto, todos os homens devem saber que existe um Deus e que são responsáveis para com Ele. Portanto, todos são “inescusáveis”. É verdade que nem todos tiveram o privilégio de ouvir “o Evangelho da Graça de Deus” que apresenta a Cristo o Salvador e Sua obra expiatória na cruz (At 20:24), mas todos tiveram algum testemunho de Deus, e isso os tornam responsáveis perante Ele (cap. 14:12).
Como mencionado, as pessoas nestas três grandes esferas da raça humana têm graus variados de luz e, portanto, variados graus de responsabilidade. Ele mostra que: 
  • Os “pagãos” têm o testemunho da criação (cap. 1:20).
  • O “grego” tem o testemunho da criação e o testemunho de uma consciência iluminada (cap. 2:15).
  • O “judeu” tem o testemunho da criação, o testemunho de consciência e o testemunho dos oráculos de Deus – as Escrituras do Velho Testamento (cap. 3:2).

 (Não queremos implicar que os pagãos degradados são sem consciência, mas porque vivem em tal escuridão moral e espiritual, suas consciências não funcionam em grau significativo. A função da consciência de um homem é semelhante à função de seus olhos – ambos precisam de luz. Uma pessoa pode ter visão 100%, mas se ela entrar em um lugar onde não há luz, seus olhos não funcionarão. Da mesma forma, uma vez que os pagãos degradados vivem em trevas morais e espirituais, suas consciências não funcionam corretamente.)
Nos capítulos seguintes, Paulo empilha prova sobre prova, evidência sobre evidência e Escritura sobre Escritura para demonstrar o fato solene de que tanto por natureza como por prática toda a raça humana está totalmente arruinada e depravada e, consequentemente, sob a sentença do justo juízo de Deus. Se os homens não responderem aos vários testemunhos que Deus deu de Si mesmo – seja na criação ou na plena luz do evangelho de Cristo – serão julgados de acordo com o grau de luz que tiveram. Mesmo dentro de cada uma dessas três grandes esferas, os homens tiveram diferentes graus de luz. Por exemplo, alguém que leu muito da Palavra de Deus (as Sagradas Escrituras), mas a rejeitou, é mais responsável do que alguém que leu apenas uma quantidade limitada da Palavra, mas também a rejeitou. Da mesma forma, alguém na profissão Cristã que ouviu o evangelho muitas vezes, mas o rejeitou, é certamente mais responsável do que alguém que o ouviu e rejeitou apenas algumas vezes (Lc 12:47-48). Este princípio é encontrado em toda a Escritura e mostra que Deus é justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...