domingo, 16 de setembro de 2018

2) O HOMEM SE VOLTA PARA A IMORALIDADE (cap. 1:24-27)


2) O HOMEM SE VOLTA PARA A IMORALIDADE (cap. 1:24-27) Em um ato de juízo governamental, como uma consequência direta de se afastar do conhecimento de Deus na criação, “também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si... Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza...”. Isso se refere ao pecado da homossexualidade. Deixar o homem ir a tal degradação foi a resposta de Deus ao abandono voluntário do homem do conhecimento de Deus. Ele deixou suas naturezas pecaminosas caídas terem controle sobre eles, e os mesmos se degradaram.
Isso mostra que se as pessoas tentarem transformar a verdade de Deus em mentira, e adorarem e “serviram mais a criatura do que o Criador” (isto é, a idolatria), toda a ordem da natureza é violada, e resulta em queda moral. Ensina-nos que, além do temor de Deus, não há nada que possa conter os maus desejos do coração humano. Em geral, quando os homens dão as costas à luz que receberam de Deus, sua moral degenera. Isto é o que aconteceu com o mundo pagão, e explica como entraram em seu estado desprezível.
Nestes versículos, Paulo menciona que Deus “os abandonou” de três maneiras: 
  • Em seus “corpos” (v. 24, 27; 1 Co 6:18).
  • Em suas “paixões” – suas almas (v. 26).
  • Na sua “mente” (v. 28 – KJV).

Assim, o homem – um ser de três partes – foi entregue para corromper seu corpo, sua alma e seu espírito. Deus o deixou provar do fruto de seus pecados que trouxe sobre si mesmo – “recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (v. 27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...