A
Necessidade Universal do Homem Satisfeita pela Graça de Deus de Três Maneiras
Antes de prosseguirmos com o
remédio de Deus para a condição pecaminosa do homem, permita-nos resumir a
grande necessidade do homem de três maneiras, pois é uma transição (ponte)
natural para a próxima seção da epístola.
- Em primeiro lugar, o homem está arruinado externamente. O pecado rompeu as relações felizes que uma vez existiram entre Deus e o homem, e há agora um afastamento da parte do homem em relação a Deus.
- Em segundo lugar, o homem está arruinado internamente. O pecado causou estragos no coração e na vontade do homem. Em vez de ser o dono de si mesmo, ele se tornou escravo de sua natureza pecaminosa caída. É cativo de seus hábitos e pecados que o controlam e isso é evidente em sua vida.
- Em terceiro lugar, o homem é arruinado fisicamente. O pecado também produziu a ruína de toda a criação inferior. Como resultado, os corpos dos homens (e todos os seres vivos) ficaram sujeitos a doenças e morte. Assim, a morte foi inscrita sobre toda a criação.
Nesta próxima série de capítulos,
Paulo traz as boas novas do evangelho e explica que Deus tem um triplo remédio para a tríplice condição do homem. Isso é
desenvolvido em três subdivisões nesta seção da epístola.
Nos capítulos 3:21-5:11, Paulo
explica que a justiça de Deus satisfez a necessidade do homem quanto à sua
alienação de Deus, assegurando redenção, perdão, justificação e reconciliação
para aqueles que creem. Nesta seção da epístola, Paulo trata com a questão dos
pecados do homem (as más ações que fizemos). Ele mostra como Deus pode
justamente colocar de lado os pecados do crente e livrá-lo do justo castigo,
por meio da fé no sangue de Cristo.
Nos capítulos 5:12-8:17, Paulo
explica que Deus também atendeu às necessidade internas do homem,
proporcionando um meio de livramento da obra interior de sua natureza
pecaminosa caída. Nessa seção da epístola, Paulo trata com a questão do pecado
(a natureza caída em nós, chamada “a
carne”) e mostra como Deus pode libertar o crente de seu poder por meio da
nossa identificação com a morte de Cristo.
No capítulo 8:18-30, Paulo explica
ainda que Deus tem livramento para o homem da condição arruinada de seu corpo
quando da vinda de Cristo – o Arrebatamento. Naquele momento, os corpos dos
crentes serão transformados e glorificados e feitos como o corpo físico de
glória de Cristo (1 Co 15:51-56; Fp 3:21). Animais e vegetação na criação
inferior serão libertos cerca de sete anos depois, na Aparição de Cristo,
quando os filhos de Deus (Cristãos) serão manifestados como tais perante o
mundo (Rm 8:19-22).
Assim, os principais temas dessas
três subdivisões são:
- Livramento do PENA dos pecados – por meio da justificação e reconciliação (cap. 3:21-5:11).
- Livramento do PODER do pecado – que resulta em santificação prática (cap. 5:12-8:17).
- Livramento da PRESENÇA do pecado na vinda do Senhor, efetuando a glorificação (cap. 8:18-30).
Vendo essas três coisas juntas,
vemos que o evangelho apresenta uma salvação completa para o pecador que crê.
O capítulo 8:31-39 fecha esta seção
da epístola com uma tese sobre a segurança do crente em Cristo.
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