domingo, 30 de setembro de 2018

Presciência


Presciência

O outro grande atributo de Deus que mencionamos é “presciência”. Presciência é a capacidade de Deus de saber tudo antes que aconteça (At 2:23; Rm 8:29; 1 Pd 1:2). Visto que Deus sabe quantos pecados cada crente cometerá em sua vida – mesmo antes de a pessoa nascer – Ele poderia colocar o justo juízo desses pecados sobre Senhor Jesus Cristo na cruz antes que eles realmente acontecessem. Assim, Cristo também levou o juízo dos pecados de todos os que creriam durante este “tempo presente” – isto é, o Dia da Graça (v. 26).
Por isso, na cruz, Cristo fez propiciação, e um pagamento integral foi feito pelos pecados de todos os crentes de todos os tempos. Deus tomou os pecados de todos os que têm fé – desde o início dos tempos até o fim dos tempos – e os colocou sobre Cristo, o Emissário do pecado, e Ele suportou o justo juízo por eles.

Todos os teus pecados foram colocados sobre Ele,
Jesus os suportou no madeiro;
Deus, que os conhecia, os colocou sobre Ele,
E, crendo, tu és livre.
L. F.# 35

Há uma diferença entre aqueles que viveram antes da cruz e aqueles que viveram depois dela. As pessoas do tempo do Velho Testamento que tinham fé não são ditas como tendo crido “em Jesus”, como é o caso daqueles neste tempo presente (v. 26). Isto porque os crentes do Velho Testamento não conheciam o evangelho que conta a história de Deus enviando Seu Filho, etc. Eles não podiam crer no Senhor Jesus Cristo porque eles não tinham ouvido falar d’Ele, mas foram abençoados por Deus no princípio de fé e estão seguros no céu agora como amigos do Noivo (Jo 3:29).
V. 26 – Visto que a expiação já foi feita, podemos “declarar” (KJV) por meio do evangelho “Sua justiça (de Deus). Isso é algo que não poderia ser feito até “este tempo”. J. N. Darby disse: “A justiça nunca foi revelada sob a Lei – Deus suportou as coisas, mas não houve declaração de justiça. Agora é para ‘declarar a Sua justiça’. A justiça foi revelada quando a expiação foi feita” (Collected Writings, vol. 27, pág. 385). Nós agora podemos ir ao pecador com as boas-novas de que Deus é “justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”. Ele é “justo” pelo que julgou o pecado na obra consumada de Cristo na cruz, e Ele é “o Justificador” daqueles que creem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...