quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

ITINERÁRIO DE PAULO - Capítulo 15:14-33


ITINERÁRIO DE PAULO - Capítulo 15:14-33

Esta última seção é suplementar à doutrina anterior na epístola. Paulo informa os santos romanos de suas circunstâncias pessoais e suas intenções no serviço em relação ao evangelho “nos lugares que estão além” (2 Co 10:16).
Assim, ele encerra a epístola declarando suas razões para escrever a eles e expressa seu grande desejo de visitá-los. Ele explica que não lhes escreveu por causa de alguma falta particular da parte deles, mas simplesmente para comunicar-lhes o evangelho que pregou entre os gentios; prometendo que quando chegasse a eles, lhes daria “a plenitude da bênção de Cristo” (v. 29 – ARA) – o que ele não expôs nesta carta. Esta é uma referência à verdade do “Mistério”, que foi uma revelação especial dada a ele e a outros apóstolos e profetas (Ef 3:5), para comunicar aos santos. Ele menciona isso no capítulo 16:25.
Vs. 14-15 – Ele disse: “Eu mesmo estou persuadido a vosso respeito, irmãos meus, que também vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de toda a ciência e capazes de admoestar uns aos outros. Mas vos escrevo em parte mais ousadamente, como trazendo-vos isto de novo à memória, por causa da graça que me foi dada por Deus”. Vemos disto que Paulo estava convencido de que os irmãos em Roma estavam em um bom estado – “cheios de bondade” – e assim receberiam suas admoestações. Portanto, ele escreveu a eles com considerável ousadia. Ele também estava confiante de que eles eram Cristãos maduros e bem capazes de admoestarem-se mutuamente em amor, e assim orientarem-se em relação às dificuldades que pudessem surgir entre eles, sem que ele estivesse presente para fazê-lo. Este é um sinal de uma assembleia saudável. Paulo, portanto, não tinha intenção de chegar a eles como árbitro ou regulador. Os que se imaginam ser árbitros ou reguladores podem causar dano entre o povo do Senhor. Não é que uma assembleia não possa pedir ajuda e conselho, mas sob condições normais, as assembleias locais devem resolver suas próprias dificuldades no temor de Deus (Fp 2:12). Uma assembleia que habitualmente tem seus problemas resolvidos por irmãos de outras localidades pode perder a bênção prática e a educação espiritual que o Senhor pretende para eles no problema.
Note que ele menciona “cheio de bondade” antes de ser capaz de “admoestar uns aos outros”. Para admoestarmos com eficiência, primeiro precisamos ter corações cheios de bondade para com aqueles a quem procuramos ajudar, e também precisamos ter o “conhecimento” prático dos princípios bíblicos sobre a situação da pessoa. Sem essa graça e conhecimento, poderíamos causar danos à pessoa e agravar o problema.
Cap. 15:16-17 – Paulo tinha outra razão para ir até eles, e isso porque ele tinha sido “oficialmente empregado” (v. 16 – nota de rodapé JND) por Deus como um “ministro de Cristo Jesus entre os gentios” (TB). Ele tinha uma comissão especial de Deus para os gentios (At 9:15, 22:21; Gl 2:7; Ef 3:8; Cl 1:27). Como eles eram predominantemente uma assembleia de gentios – se não exclusivamente gentios, pois Cláudio César expulsara todos os judeus de Roma (At 18:2) – Paulo sentia que deveria se certificar de que “a oferta dos gentios pudesse ser aceitável” (JND) para Deus. Isto é, que eles ficariam diante de Deus em toda a verdade do evangelho e do Mistério. Ele acrescenta: “santificada pelo Espírito Santo”, porque ele entendeu plenamente que esta obra entre os gentios era realmente uma obra de Deus pelo Espírito, e ele queria dar a Deus o crédito pelo que Ele havia concebido. Paulo estava, portanto, justificado em seu desejo de ter “glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus”.
Vs. 18-19 – Se houvesse alguma dúvida se ele realmente tinha essa comissão, isso poderia ser facilmente resolvido pelas suas provas. Ele disse: “Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras” (ARF). Isto é, ele não quis comentar sobre o que os outros estavam fazendo para o Senhor, mas daquilo que ele sabia em primeira mão pelo Senhor trabalhando por meio dele. Houve uma demonstração de “força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo” (ARA). E isso acontecera em muitos lugares – “desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico” (norte da Macedônia, no Mar Adriático). Essencialmente, isso aconteceu em todos os lugares onde ele “pregou plenamente as boas-novas de o Cristo” (JND). Este é um relato da extensão geográfica de seu ministério, não da ordem cronológica do mesmo.
Vs. 20-21 – A intenção de Paulo era continuar pressionando os gentios com o evangelho, “não onde Cristo já fora anunciado” (ARA). Seu ministério consistia mais em penetrar em novas regiões e deixar o trabalho de pastoreio e de ensinar seus convertidos a outras pessoas. Ele não tinha intenção de trabalhar onde outros haviam trabalhado e edificado sobre o “fundamento” – que é Cristo (1 Co 3:11). Ele cita Isaías 52:15 para mostrar que o princípio de alcançar os gentios dessa maneira era segundo Deus – “como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, e os que não ouviram o entenderão”. O ministério de Paulo não foi o cumprimento desta profecia. Ele não diz que foi – afirmando apenas que o princípio sobre o qual ele agiu estava de acordo com o que havia sido “escrito” no Velho Testamento. (Como regra geral, quando algo do Velho Testamento é cumprido no Novo Testamento, isso é declarado. Veja Mateus 1:22, 2:23; João 19:36-37, etc.)
Vs. 22-24 – Sendo assim ocupado no serviço, Paulo, que muitas vezes procurara oportunidade para vir a eles, disse: “muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco” (compare o capítulo 1:13). No entanto, tendo sido especialmente comissionado com um ministério para os gentios, Paulo esperava que uma ocasião se abrisse para que ele viesse a eles em breve. E agora, como seu ministério de apresentar o evangelho em novas áreas estava em grande parte concluído “nestas regiões” (ARA) – Ásia Menor (Turquia) e Acaia (Grécia) – ele estava livre para avançar em novas regiões, e assim chegar até eles em seu caminho para a Espanha.
Vs. 25-27 – Mas Paulo teve uma última responsabilidade para cuidar antes que ele fosse para os gentios. Ele estava indo para Jerusalém com a coleta dos irmãos da “Macedônia e Acaia” (províncias do norte e do sul da Grécia) para dar aos “pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”. Lemos sobre isto em 2 Coríntios 8-9. Paulo e Barnabé entregaram uma oferta semelhante para os santos de Jerusalém em seus primeiros dias (At 11:29-30). Parece haver duas razões para a pobreza dos judeus na Judéia:
  • Houve uma grande fome naquela terra (At 11:28).
  • A vida comunitária que eles haviam praticado em Jerusalém os deixou sem terras e meios para se sustentar (At 2:44-45, 4:34-35). (As escrituras não dizem que isso foi algo que o Senhor pediu para que fizessem). 
Os gentios crentes estavam “realmente bem satisfeitos” (JND) em encaminhar a seus irmãos judeus essa oferta porque eles se viam como “devedores” para com eles. Eles haviam participado de suas “coisas espirituais” (TB) (as Escrituras, a presença do Espírito de Deus, etc.) e achavam que era justo que lhes enviassem alívio em coisas temporais.
Vs. 28-29 – “E havendo-lhes consignado este fruto” (colocado a oferta em suas mãos), Paulo pretendia realmente ir aos santos romanos a caminho da Espanha. E prometeu dar-lhes “a plenitude da bênção de Cristo” (v. 29 - ARA) quando lá chegasse. As versões King James e Almeida Corrigida acrescentam a palavra “evangelho” de Cristo, mas ela não está no texto grego. Paulo havia acabado de expor a verdade do evangelho para eles nesta mesma epístola. A “plenitude” a que ele se refere aqui é a verdade do “Mistério”, para “completar” (JND) a revelação Cristã da verdade (Col. 1:25). Ele menciona isso no capítulo 16:25. É uma revelação especial da verdade sobre Cristo e a Igreja. O Sr. Darby menciona que não há registro de que Paulo tenha chegado à Espanha (Sinopse of the books of the Bible, on Romans 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...