quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Diferentes Formas de Serviço


Diferentes Formas de Serviço

Vs. 6-8 – Paulo prossegue dando alguns exemplos das coisas que podemos ser chamados a fazer. Ele menciona sete serviços, mas não é, de forma alguma, uma lista completa. Ele diz: “se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria” (ARA). Nota: nem todos esses serviços pertencem ao ministério público da Palavra; alguns são de natureza privada. Os quatro primeiros têm a ver com o ministério público, enquanto os três últimos são mais privados. Isso mostra que o Senhor não chama todos para serem pregadores ou mestres. Independentemente do serviço que devemos fazer no corpo de Cristo, a exortação de Paulo a cada um é: “Ocupemo-nos no serviço” (v. 7 – JND). Deus nos deu a “fé” (v. 3) e a “graça” (v. 6) para nos capacitar a realizar o nosso serviço.
“Profecia” é ministrar a partir das Escrituras sobre certos tópicos ou questões com as quais os santos podem ser confrontados em um determinado momento. Este ministério é profético no sentido de que transmite a mente de Deus para o momento. Está revelando a mente de Deus sobre um assunto, em vez de predizer algo que acontecerá, que é o tipo de profecia que os profetas do Velho Testamento traziam. Alguns profetas do Novo Testamento também profetizaram dessa maneira (At 11:27-30, 20:29-31, 21:10-11, etc.)
A profecia da qual Paulo fala aqui poderia ser oral ou escrita e deveria ser feita, como ele diz, de acordo com a “proporção da fé” (ARA). que o indivíduo tem, não de acordo com o desejo dos outros. Isso mostra que precisamos ter cuidado ao incentivar uma pessoa para o ministério da Palavra. Ela pode não ter fé para isso, e isso pode levar ao desastre. Queremos encorajar uma pessoa que tenha esse dom, mas não a forçar para além do que ela tem fé para fazer. Paulo define esse tipo de profecia em 1 Coríntios 14:3 como “edificação, exortação e consolação”. 
  • Edificação dá crescimento aos santos.
  • Exortação desperta os santos.
  • Consolação anima os santos. 

“Ministério [serviço]” é muito amplo em sua aplicação. Incluiria o ministério público da Palavra, mas não se limitaria a ele (At 6:4, 13:1-2, 19:22; 1 Pe 4:11). Qualquer tipo de serviço que fazemos para o Senhor em coisas naturais ou temporais pode ser incluído nele (Mt 10:41-42; At 13:5; 1 Tm 3:10). Não tem nada a ver com um homem ou uma mulher ocupando o cargo criado pelo homem, de um clérigo (chamado pastor ou ministro) em uma congregação Cristã.
“Ensinar” tem a ver com expor a Escritura em seu alcance e significado apropriados – e feito de uma maneira ordenada para que aqueles que a ouvem, ou a leiam, entendam a verdade.
“Exortação” é um ministério espiritual da Palavra de Deus que enfatiza alguma grande verdade de uma maneira prática. É mais específico que a exortação mencionada na profecia.
Contribuir tem a ver com quem está disposto a sacrificar seu tempo ou dinheiro no serviço do Senhor de alguma forma. O doador não deve dar de maneira que chame a atenção para o que está fazendo (Mt 6:1-3). Isso evita suscitar cobiça em pessoas que possam estar inclinadas a agradar ao doador (Is 1:23). É para ser feito em “liberalidade [simplicidade – ARC] – isto é, sem motivos ocultos esperando obter um retorno das pessoas a quem as ofertas são dadas (Lc 6:34-35).
Presidir é liderar e organizar as coisas em conexão com os arranjos práticos da assembleia. Um líder nesse sentido não é necessariamente dotado para pregar ou ensinar. Isso deve ser feito com “diligência”.
Exercitar misericórdia é um dom especial de expressar solidariedade e conforto. Uma pessoa com este dom pode ser vista fazendo visitas hospitalares e coisas do tipo. Todos nós deveríamos ter um coração para os aflitos, mas alguns têm um dom especial para confortar as pessoas que estão afligidas. Este trabalho deve ser feito com “alegria” porque é exatamente isso que as pessoas em aflição precisam, pois geralmente estão se sentindo abandonadas.
Observe também: cada dom é para servir na esfera desse dom. Se uma pessoa tem dom para ensinar, ela deve ocupar-se com o ensino. Se uma pessoa tem dom para exortar, ela deve ocupar-se com a exortação, etc. Muita confusão pode surgir por alguém tentar servir em uma função para a qual não foi preparado. Por exemplo, um evangelista – que pode não ser conhecido por sua precisão na doutrina – tentando assumir o papel de mestre, certamente trará confusão para um estudo bíblico. Podemos ser advertidos pelo que aconteceu com o rei Uzias, que se exaltou em orgulho e importância própria. Ele não estava satisfeito com seu papel em Israel como rei; ele também queria ser sacerdote! Mas isto, como sabemos, era algo para o qual ele não tinha sido chamado, nem preparado para ser – e o Senhor o atingiu com lepra quando ele tentou fazer trabalho de sacerdote (2 Cr 26:16-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...