quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Vida a Partir dos Corpos Amortecidos de Abraão e Sara – O Princípio da Ressurreição


Vida a Partir dos Corpos Amortecidos de Abraão e Sara – O Princípio da Ressurreição

Cap. 4:17-22 – Para ilustrar a necessidade de crer no testemunho de Deus sobre a grande obra de Cristo, Paulo continua a usar Abraão como exemplo. Ele mostra que, assim como Abraão creu no Deus da ressurreição, o Cristão também deve crer no Deus da ressurreição. Ele declara: que “perante aqu’Ele no Qual [Abraão] creu, a saber, Deus, o Qual vivifica os mortos...”. No caso de Abraão e Sara não que eles estivessem fisicamente mortos, mas que sua capacidade de procriar vida estava morta neles, por causa de sua idade avançada. Mesmo assim, Deus superou esse “amortecimento”, e deu-lhes vida fora dessa condição de morte em seus corpos, para que eles tivessem um filho (Isaque). Isso ilustra o princípio da ressurreição.
Deus chamou “as coisas que não são como se já fossem”. Isso se refere a Abraão e Sara tendo uma inumerável posteridade, que naquele momento não existia. Abraão sabia que ele e sua esposa estavam mortos nesse sentido, mas cria em Deus de qualquer maneira. Paulo diz: “O qual, em esperança, creu contra a esperança” (v. 18). Ele não duvidou do que Deus disse – “E não enfraqueceu na fé” – mas creu na Palavra de Deus. Ele creu no que Deus disse, e “nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” (vs. 19-20). Assim, a fé de Abraão deu “glória a Deus”. Isso mostra que a fé honra a Deus e que Deus honra a fé (1 Sm 2:30; Jo 3:33). O Deus em Quem Abraão creu é o mesmo Deus em Quem devemos crer.
É importante ver que Paulo não está enfatizando quanta fé nós temos, mas em Quem nossa fé é colocada. Trata-se da credibilidade da Pessoa em Quem colocamos nossa fé. O resultado prático que adveio de Abraão crer em Deus é que ele estava “certíssimo” e convencido de que o que Deus tinha “prometido”, iria “fazer” (v. 21). Este foi o fundamento de sua certeza.

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