terça-feira, 23 de outubro de 2018

O que caracteriza o Cristão normal - Posição e estado


O que caracteriza o Cristão normal
Posição e estado

O oitavo capítulo, portanto, esboça os traços característicos da posição e do estado do Cristão, resultantes de ele ser habitado pelo Espírito Santo e energizado por Seu poder. O crente é visto diante de Deus “em Cristo” fora da condenação, possuindo uma libertação presente do poder do pecado, e aguardando em esperança por um futuro e final livramento da presença do pecado, quando o Senhor vier e o glorificar e o levar para o céu. Assim, neste capítulo, temos uma libertação tríplice (ou três libertações) do Cristão:
  • Uma libertação passada – que tem a ver com ser liberto da condenação em uma eternidade perdida (v. 1).
  • Uma libertação presente – que tem a ver com ser libertado da lei do pecado e da morte, o princípio do mal na carne que impede o crente de viver uma vida santa (vs. 2-17).
  • Uma libertação futura – que tem a ver com a natureza pecaminosa sendo erradicada do crente e seu corpo sendo glorificado no Arrebatamento (vs. 18-30). 

O capítulo começa sem condenação e termina sem separação de Deus e do Seu amor. Ele vê o crente na Terra, e assim, o vê passando por dois tipos de provações – uma que decorre de ser parte da criação que geme (vs. 20-30), e outra que decorre de ser uma testemunha fiel de Cristo (vs. 31-39). Enquanto o crente aguarda em esperança pela sua libertação futura, ele é visto sob o apoio de dois intercessores divinos: Cristo no céu (v. 34) e o Espírito Santo na Terra (v. 26).
Nos versículos 1-11, Paulo delineia uma série de coisas novas que marcam a plena posição e condição Cristãs, que resultam de ele ser habitado pelo Espírito Santo. Vemos imediatamente que tudo mudou em relação ao que descrevera no capítulo 7, no que diz respeito ao estado da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...