Uma
Suspensão nas Relações de Deus com Israel
Embora Deus não vá voltar atrás em Suas
promessas a Israel, as Escrituras indicam que Ele temporariamente suspenderia
Seus tratamentos com eles e os mesmos seriam postos de lado nacionalmente por
conta de sua incredulidade e rejeição de Cristo, o Messias. Isso não deveria
ser uma surpresa para o estudioso das Escrituras do Velho Testamento, pois há
vários lugares que indicam isso (Sl 69:22-28; Dn 9:26-27; Mq 5:1-3; Zc 11:4-14,
etc.). Há tipos que também indicam isso – em José, Moisés, Davi, etc. (Gn 37;
Êx 2; 1 Sm 17). Há também profecias que indicam que depois que os judeus
passarem por um tempo de angústia ainda por vir (Dn 9:27, 12:1; Jr 30:7; Mq
5:3), Deus voltará a tratar com eles,
quando então um remanescente da nação irá se arrepender e receberá o
Senhor Jesus como seu Messias, e depois será abençoado em Seu reino milenar.
Contudo, as Escrituras não dizem que
esta bênção vindoura para a nação de Israel (que será o cumprimento das
promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó) será a porção de todo israelita.
Muitos deles se mostrarão infiéis e perderão esta bênção nacional (Sl 135:14;
Ez 11:9-10, 20:38; Dn 12:2; Am 9:9-10; Zc 13:8-9, etc.).
Os ensinamentos de Paulo no Novo
Testamento, portanto, não interferem de modo algum nas bênçãos terrenas que
Deus prometeu a Israel. Sua pregação e ensino têm a ver com o que Deus está
fazendo atualmente, enquanto Israel
está temporariamente posto de lado. Ele mostra que Deus está atualmente
visitando os gentios em favor e privilégio, e os está chamando pelo evangelho
de Sua graça (At 15:14) para serem parte de algo completamente novo que Cristo
está construindo – a Igreja de Deus, que é Seu corpo (místico) (Mt 16:18; Ef
1:22-23). Esta é uma companhia celestial de crentes, separados e distintos de
Israel (restaurado) e das nações gentias que serão abençoadas com Cristo na Terra
em Seu reino num dia vindouro. Assim, há um futuro maravilhoso e glorioso para
Israel, como seus profetas predisseram.
A razão para este presente chamado do
evangelho é que é propósito de Deus que quando Cristo vier a reinar
publicamente em Seu reino, Ele tenha tanto uma companhia celestial quanto uma
companhia terrena de pessoas abençoadas para reinar com Ele (Ef 1:10). O
chamado atual é simplesmente a reunião daqueles que irão formar a Igreja, que
fará parte da companhia celestial. Ela consistirá da Igreja (Ef 2:6; Fl 3:20; Hb 3:1, 12:22-23a; Ap 21:9-22:5), dos santos do Velho Testamento “aperfeiçoados” sendo ressuscitados e
glorificados (Dn 7:18, 22, 27 – “os
santos dos mais altos lugares” (JND); Jo 3:29; Hb 12:23b), e das crianças
que morreram abaixo da idade do entendimento, que também serão ressuscitadas
(Mt 18:10-11). O departamento terreno do reino consistirá de Israel restaurado e das nações gentias convertidas.
Aqueles que hoje respondem ao chamado do
evangelho são feitos parte da Igreja. Como mencionado, ela é uma entidade
celestial com bênçãos e esperanças celestiais, tendo um destino celestial.
Paulo não revela os detalhes deste novo começo em
direção aos gentios (chamado o Mistério), aqui na epístola aos Romanos, porque
ele está ocupado principalmente com as coisas que dizem respeito a Israel. Assim,
este chamado celestial interposto é como um parêntese no trato de Deus para com
Israel; este chamado não altera nem anula as promessas que Ele lhes fez. O
propósito de Paulo em Romanos 9-11 é mostrar aos judeus que a nação de Israel
não perdeu nada do que lhe tinha sido prometido. Se eles se arrependerem e
receberem Cristo – o que, em um dia vindouro, um remanescente deles fará – tudo
o que lhes foi prometido nacionalmente será deles no sentido mais pleno. Paulo
também mostra nesses capítulos que alguns judeus hoje “pré-confiaram” (JND) em Cristo crendo no evangelho da salvação que
Paulo pregava (Ef 1:12-13). Ele os chama de “remanescente segundo a eleição da graça” (Rm 11:5 – JND) e “o Israel de Deus” (Gl 6:16). Como
resultado de terem recebido Cristo agora, se tornaram parte da Igreja (Ef 3:6).
Chegará o dia em que terminará o alcançar de Deus
às nações gentias pelo evangelho de Sua graça, e “a plenitude dos gentios” haverá “entrado” (cap. 11:25). Isso significa que o número total de
gentios que crerão no evangelho segundo a eleição da graça estará completo. O
Arrebatamento, então, acontecerá (1 Ts 4:15-18), e todos os que creram no
evangelho (Cristãos) serão levados para o céu, quando então Deus começará a
tratar novamente com Israel, para trazer à bênção um remanescente da nação, com
Cristo na Terra em Seu reino milenar. Essa sequência simples nos caminhos de
Deus com “os judeus” e “os gentios” e “a Igreja de Deus” é chamada de “verdade Dispensacional” (1 Co
10:32).
"...O Arrebatamento, então, acontecerá (1 Ts 4:15-18), e todos..."
ResponderExcluirAcho que o irmão se confundiu, não deveria ser 2 Ts 4:15-18) ?