terça-feira, 23 de outubro de 2018

Doxologia de Paulo


Doxologia de Paulo

Vs. 33-36 – Nesse ponto, Paulo atingiu o ápice da verdade na epístola. Como um alpinista que alcançou o pico da montanha que estava subindo e se vira para olhar para trás, para ver até onde ele chegou, Paulo olha para o rastro de misericórdia e graça que ele expôs nos capítulos anteriores, e espontaneamente irrompe em uma doxologia[1] de louvor a Deus por Sua sabedoria e caminhos. Nada poderia ser mais apropriado para tal história de graça! Ela descreve o que deveria ser a reação de todo Cristão.
Nesta doxologia, vemos que o coração do apóstolo está cheio de louvor e admiração pelo grande plano de Deus para salvar e abençoar tanto judeus como gentios. Sete grandes atributos de Deus são mencionados: as “riquezas”, a “sabedoria”, a “ciência”, os “juízos”, os “caminhos”, o “intento [mente] e o “conselho” de Deus. Todas essas coisas trabalharam juntas para garantir nossa bênção de uma maneira que está além do entendimento.
Paulo termina reconhecendo que todo bem e bênção têm sua fonte no próprio Deus; é tudo “d’Ele”. Tudo o que Ele trouxe para a bênção do homem é “por Ele” e, finalmente, retornará “para Ele” para Sua própria glória. Isso mostra que Deus é a Fonte de todo bem, o Agente de todo bem e o Objeto de todo bem. Tudo foi planejado para trazer “glória” a Ele, e trará glória a Ele no dia da manifestação de Cristo. Paulo justamente conclui a doxologia com um caloroso “Amém” (“Assim seja”).


[1]  Provém do latim doxologia, que por sua vez vem do termo grego doxa, que significa “opinião” ou “glória”, com o sufixo -logia, que se refere à expressão oral ou escrita. Portanto, “doxologia” é uma expressão oral ou escrita de louvor e glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...