sábado, 15 de setembro de 2018

A INJUSTIÇA DO HOMEM Capítulos 1:18–3:20


A INJUSTIÇA DO HOMEM
Capítulos 1:18–3:20

Os capítulos 1:18-3:20 formam a primeira subdivisão da epístola. O propósito do ensino nesta seção é provar que todos os homens estão irremediavelmente perdidos e precisam de um Salvador. Assim, ocupa-se em revelar a injustiça do homem da maneira mais convincente. O apóstolo explica cuidadosamente em detalhes por que os homens precisam das boas novas apresentadas no evangelho – que serão reveladas nos capítulos 3:21-5:11. Essa subdivisão é importante porque, se os homens não virem sua verdadeira condição e o perigo em que se encontram, não verão a necessidade de receber o remédio de Deus em Cristo, o Salvador.
Roma era onde estava o trono de César e onde ficava a corte suprema do império. Era considerado direito de todo cidadão romano que, se estivesse sob alguma acusação, poderia apelar para César, e assim poderia ter seu caso julgado perante a mais alta corte do império (At 25:11-12). Como as pessoas em Roma estavam familiarizadas com todo o procedimento, Paulo usa-o como pano de fundo para a apresentação do evangelho que pregava. Nos capítulos seguintes, ele mostra que todos os homens estão sob uma acusação de Deus e que foram convocados à corte de Deus em relação a como viveram neste mundo. De uma maneira magistral, Paulo traz o mundo todo diante do tribunal de Deus e mostra que todos são culpados e estão sob a sentença do juízo divino porque “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (cap. 3:23).
Como mencionado, o apóstolo não começa com as boas novas do evangelho, que declara o que Deus pode fazer para a bênção do homem, mas começa enfatizando a necessidade do homem das boas novas. Nesses capítulos, Paulo mostra que o homem não tem justiça em si mesmo. Ele não só se arruinou por meio do pecado, mas também, não há nada que possa fazer para se salvar de sua condição arruinada. Portanto, se alguém vai ser salvo, deve ser pelo que Deus faz pelo homem – não pelo que o homem pode fazer por si mesmo ou para Deus. Esta parte da epístola, portanto, estabelece os alicerces para a recepção por uma pessoa, das boas novas do evangelho.
Uma vez que é sempre a maneira de Deus produzir um sentimento de necessidade nas almas antes de encontrá-la na graça, Paulo passa a nos dar as más notícias sobre a raça humana antes de vir com as boas novas do evangelho. Assim, os capítulos 1:18-3:20 revelam a injustiça do homem e, em seguida, os capítulos 3:21–5:11 declaram a justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...