Várias Saudações
Cap. 16:3-16 – Paulo, então, aproveita a oportunidade para enviar suas
saudações a vários irmãos que ele conhecia de Roma – alguns eram de contato
pessoal e outros de que ele havia ouvido falar por meio de outros. Ele dedica
mais tempo a saudar os santos aqui do que em qualquer outra epístola. Isto foi
devido ao fato de que ele ainda não tinha estado em Roma e desejou transmitir
seu amor a eles em um nível pessoal e, assim, abrir caminho para sua visita que
se aproximava. Vemos nessas saudações delicados toques de afeição e algumas
ternas lembranças daqueles que ele conhecia desde os primeiros dias. Isso nos
dá percepção quanto à genuinidade do amor que fluía entre a comunhão dos santos
naqueles dias. (Paulo menciona 26 nomes e refere-se a muitos outros que não são
nomeados. Há nove mulheres mencionadas no capítulo.)
Vs. 3-5a – “Priscila e Áquila”
são mencionados primeiro. Seus nomes são encontrados em nada menos que seis
lugares nas Escrituras; três vezes o nome de Priscila é mencionado
primeiramente (At 18:18; Rm 16:3; 2 Tm 4:19) e três vezes o de Áquila (At 18:2,
26; 1 Co 16:19). Mencionando o nome dela em primeiro lugar não significa que
ela era uma mulher arrojada que assumiu a liderança em seu casamento. Um olhar
atento para estas seis passagens mostrará que ela é mencionada em primeiro
lugar porque a ênfase na passagem está no lado doméstico das coisas, onde a
mulher deve “governar a casa” (1 Tm
5:14). Mas quando a ênfase está no ensino ou nos assuntos da assembleia, Áquila
é mencionado em primeiro lugar – uma esfera na qual os irmãos devem liderar.
Assim, eles eram um casal Cristão modelo. Eles, como Febe, são considerados “cooperadores” na obra do Senhor.
Talvez eles também tivessem o dom de “socorros”.
Em uma ocasião, eles “arriscaram”
(ARA) suas vidas para ajudar Paulo. Não nos é dito onde ou quando isso
aconteceu, mas certamente mostra seu compromisso com a causa do evangelho e seu
profundo amor pelo apóstolo. O fato de Paulo dizer que eles “arriscaram a sua própria cabeça [o seu próprio pescoço – JND]” (singular), mostra que eles eram um em seu propósito em servir ao Senhor.
Paulo e os irmãos em toda parte agradeceram ao Senhor por eles. Esta é uma
tremenda recomendação.
Além disso, descobrimos que sua casa estava aberta aos santos e que
eles estavam dispostos a ter reuniões de assembleia “em sua casa”. Dos versículos 14 e 15, assumimos que os santos em
Roma não necessariamente se reuniam em um único local. Parece que havia mais de
um lugar de reunião, mas a assembleia era uma. Conforme 1 Coríntios 14:23,
vemos que este foi o caso em Corinto também. Em grandes metrópoles com
dificuldades de locomoção, não era prático para todos em uma assembleia em uma
determinada localidade se reunirem em um só lugar.
V. 5b – Paulo saúda “Epêneto”
em seguida. Ele observa que ele era “as
primícias da Acaia” (KJV), o que significa que ele foi o primeiro
convertido naquela região. No entanto, isso conflita com 1 Coríntios 16:15, que
afirma que Estéfanas e sua casa foram os primeiros a serem salvos naquela
região. Mas realmente não há dificuldade. “Acaia”
aqui em Romanos 16:5 (KJV) é um erro de tradução; deveria ler “Ásia” (em português está correto).
Assim, Epêneto foi o primeiro a ser salvo na Ásia Menor (sudoeste da Turquia) e
Stephanas foi o primeiro a ser salvo na Acaia (sul da Grécia).
Vs. 6-7 – “Maria” é
saudada; ela é lembrada por seu muito trabalho feito para o apóstolo. Então “Andrônico e Júnias” são mencionados,
sendo parentes (homens da família –
JND) de Paulo. Alguns têm pensado que esta era uma equipe de marido e mulher,
porque “Júnias” (ARA) pode ser
masculino ou feminino. No entanto, isso parece improvável porque eles foram
presos juntos, e as prisões não têm mulheres encarceradas com homens. Ele diz
que eles eram “notáveis entre os
apóstolos” (ARA), o que significa que eles eram altamente estimados pelos
apóstolos por causa do serviço que prestavam. Não diz que eles foram presos ao
mesmo tempo e lugar que Paulo, mas eram companheiros de sofrimento nessa
maneira. Esses queridos servos se tornaram Cristãos antes de Paulo, e isso nos
leva a pensar se eles haviam orado pela conversão de seu “parente” instruído.
Vs. 8-10 – “Amplias”, “Urbano”, “Estáquis” são saudados com pouco comentário. “Apeles” é mencionado como sendo “aprovado” em Cristo. A palavra “aprovado” significa que ele havia sido provado de alguma forma e
que ele havia resistido ao teste. Pode ter sido que ele tenha sido pressionado
a se retratar em relação à sua fé, mas ele não negaria o Senhor. “Aristóbulo” não é saudado, mas os da sua casa são. Isso significaria que,
enquanto o homem mesmo não era salvo, alguns de seus servos eram. Ele era neto
de Herodes, o Grande, mas Deus alcançou alguns de seus servos com o evangelho e
eles foram salvos. Paulo enviou saudações a eles. A mesma coisa aconteceu com
alguns da casa de César (Fp 4:22). Isso mostra o poder da graça de Deus.
V. 11 – “Herodiano”,
supomos ser judeu, já que ele era “parente”
de Paulo. Tendo sido dado esse nome a ele sugere que era (ou tinha sido) um
servo na casa de Herodes.
Tal como acontece com Aristóbulo, “Narciso”
não é saudado, mas os da sua casa são. Novamente, isso significaria que, embora
o homem não fosse salvo, alguns dos seus familiares eram. A história registra
um grande homem de posses com este nome que viveu na época, e que foi influente
com Cláudio César. Ele pode ter sido esse próprio homem.
V. 12 – “Trifena e Trifosa”
são saudadas como aquelas que estavam trabalhando no Senhor. A julgar pela
semelhança de seus nomes, muitos pensaram que provavelmente eram irmãs na
carne, assim como irmãs no Senhor. “Pérsida”
é mencionada como tendo “trabalhado”
muito no Senhor. O fato de que é indicado no tempo passado indica que esta irmã
era agora mais velha e incapaz de continuar como ela fez uma vez. No entanto, o
serviço que prestou é lembrado pelo apóstolo. (É improvável que ela não fosse
capaz de continuar servindo porque estava doente, porque, nesse caso, Paulo
teria enviado sua condolência à ela. Também não é provável que ela tivesse
deixado de trabalhar porque sua alma havia esfriado. Nesse caso, ele não a
teria saudado com saudações tão calorosas). Como regra, Paulo não chamava as
irmãs de “amadas” porque isso
poderia ser visto como uma demonstração inapropriada de afeição pelo sexo
oposto (1 Tm 5:2). Mas neste caso, sendo que Pérsida era provavelmente mais
velha, ele a chamava de amada.
V. 13 – “Rufo” é saudado.
Os expositores parecem concordar que ele é a mesma pessoa mencionada em Marcos
15:21. Diz que “Simão Cireneu” foi
compelido pelos soldados romanos a levar a parte de trás da cruz do nosso
Senhor “após [atrás de – JND]” d’Ele
(Lc 23:26). Em seguida, segue-se um comentário que parece ser uma observação
casual – “o pai de Alexandre e de Rufo”
(Mc 15:21). Pelo modo como Marcos insere isso, parece que o relacionamento era
tão conhecido entre os santos que Paulo não precisou se estender sobre isso. A
conclusão pode ser tirada de que este evento deixou uma impressão indelével na
família de Simão, e mais tarde eles foram salvos. A esposa de Simão também foi
salva, a quem Paulo menciona aqui como “mãe”
de Rufo. Ele acrescenta que ela também foi mãe de Paulo – no sentido de que ela
desempenhou o papel de mãe para com ele.
V. 14 – Há cinco pessoas mencionadas neste versículo que não são
mencionadas em nenhum outro lugar nas Escrituras – “Asíncrito”, “Flegonte”, “Hermas”, “Pátrobas” e “Hermes”. Ao
acrescentar: “E aos irmãos que estão com
eles”, parece indicar que eles não se reuniam com aqueles na casa de Áquila
e Priscila, mas em outras partes da cidade. Eles são saudados junto com os
outros no capítulo, indicando que eles não estavam agindo em independência, mas
foram considerados como estando no mesmo terreno de comunhão.
V. 15 – Outras cinco pessoas são mencionadas neste versículo – “Filólogo”, “Júlia”, “Nereu”, “sua irmã” e “Olímpia”. Novamente, esses crentes não são mencionados em nenhum
outro lugar nas Escrituras. Ao acrescentar: “E todos os santos que com eles estão”, Paulo parece indicar que
esses irmãos também estavam reunidos em uma casa diferente naquela vasta
cidade. Eles também, como aqueles no versículo 14, estavam em comunhão com os
outros santos da cidade como estando no mesmo terreno de comunhão.
V. 16 – Saudações calorosas entre os santos romanos foram encorajadas
na forma de “um santo ósculo”. Seu
desejo é que eles mostrassem amor e cuidado genuíno uns pelos outros. Ele envia
saudações da parte de “todas as
assembleias de Cristo” (JND).
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