quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O Dever do Cristão para com os Cidadãos do Estado


O Dever do Cristão para com os Cidadãos do Estado

Cap. 13:8-10 – Os Cristãos não devem estar apenas sujeitos às autoridades civis, mas eles também têm uma obrigação de amor para com os cidadãos do Estado, em busca de seu bem e bênção. Paulo diz: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor” Alguns tomaram esta declaração como significando que não devemos ter dívidas de nenhum tipo – por exemplo, hipotecas, empréstimos, etc., no entanto, isso provavelmente significa que não devemos ter dívidas pendentes. Algumas dívidas são inevitáveis em nossa sociedade; todos nós temos contas de telefone, gás, água, luz, etc. Além disso, há contas que são inevitáveis nos negócios. A questão de Paulo aqui é: entrar em atraso com essas dívidas deve ser evitado porque presta um mau testemunho diante do mundo.
Algo que sempre estaremos devendo é a nossa obrigação de demonstrar “amor”. A palavra para “amor” aqui é ágape no grego, que é amor de uma disposição estabelecida para com alguém por causa de um cuidado genuíno e preocupação por essa pessoa. Este é o tipo de amor que Deus tem para os perdidos neste mundo (João 3:16). O amor ágape é mais uma questão de vontade do que de emoções. Deus define o Seu amor sobre o homem quando não há nada a se amar no homem (Dt 7:7; Ef 2:4). Expressar isso para com os perdidos poderia levá-los a receber Cristo.
Paulo diz que, pelo amor, cumprimos os requisitos morais da Lei. Isso não poderia significar que o Cristão está sob a Lei, porque contradiria o que Paulo ensinou anteriormente na epístola. Nestes versos, ele menciona vários mandamentos da segunda tábua da Lei, que tem a ver com a responsabilidade do homem em relação a seus semelhantes. Seu ponto é que o amor cumprirá essas coisas sem estar formalmente sob a Lei. Nosso objetivo é ser como Cristo em todas as nossas ações e, ao colocar isso em prática, acabamos por cumprir aqueles requisitos morais da Lei. O Senhor resumiu a segunda tábua da Lei como: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:36-40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...