quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A Ocupação do Cristão em Vista da Vinda do Senhor


A Ocupação do Cristão em Vista da Vinda do Senhor

Cap. 13:11-14 – Enquanto os governos deste mundo se tornam mais e mais corruptos – uma coisa que marcará os últimos dias – o Cristão não deve se envolver em tentar impedir o declínio ou melhorar os padrões morais do mundo. Em vez disso, a vinda do Senhor é trazida diante de nós como um motivo para a vida santa. Assim, o Cristão não é chamado para corrigir o mundo, mas ele é responsável por se conduzir de maneira correta diante de Deus e do seu próximo, no que diz respeito ao seu comportamento pessoal. Paulo enfatiza isso nos últimos versículos do capítulo 13.
Anteriormente na epístola, Paulo usou a figura de um tribunal romano, mas aqui ele usa a figura de ações do exército romano. Os soldados são vistos como dormindo; à medida que o amanhecer se aproxima, eles são chamados a despertar do sono, a tirar suas roupas de dormir e vestir sua brilhante armadura e, assim, cumprir as responsabilidades do dia.
Ele começa dizendo: “Conhecendo o tempo”. Vemos disto que é importante para o Cristão ter um “entendimento dos tempos” (compare 1 Cr 12:32). Independentemente do tempo em que fomos chamados a viver na história da Igreja, a iminência da vinda do Senhor deve estar sempre diante de nossas almas, pois “a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. O aspecto da salvação que Paulo está se referindo aqui é o aspecto final da nossa salvação, quando o Senhor vier e formos glorificados e levados para o céu (Fp 3:20-21; 1 Ts 4:15-18). Ele explicou isso nos capítulos 5:9 e 8:18-30.
A iminência da vinda do Senhor deveria ter um efeito prático sobre o crente. Deveria nos deixar alertas e vigilantes, e nos impedir de nos estabelecer no mundo. O avançado da hora exige que toda a letargia e inatividade sejam abandonadas. Não é hora de dormirmos juntos com o mundo. Paulo diz que se esse tem sido o nosso estado espiritual, “é já hora de despertarmos do sono” e estar ocupados no serviço do Senhor.
Cristo era “a luz do mundo” (Jo 8:12, 9:5). Enquanto esteve no mundo, era “dia” (Jo 9:4, 11:9). Ele anunciou aos Seus discípulos que “a noite” estava chegando quando Ele seria rejeitado e expulso deste mundo (Jo 9:4, 11:9-10). Este é o tempo em que fomos chamados a viver. Mas a boa notícia é que a “noite” da ausência do Senhor está quase no fim (“a noite vai adiantada” – TB); Ele está prestes a voltar. Então, receberemos o aspecto final de “nossa salvação” (no Arrebatamento). Mas não apenas isso, Paulo diz: “O dia está próximo” (TB), quando Cristo reinará em glória sobre o mundo. Isso ocorrerá na Sua Aparição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso  está disponível  ➪   AQUI  O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o l...